Exposição: “A beleza das Aves – Um olhar diferente do que nos cerca”

CULTURA E TURISMO
    31 de agosto de 2023

Exposição é fruto de trabalho pedagógico da Escola Estadual Prof. Arlindo Fávaro, em disciplina eletiva

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Cultura e Turismo, informa sobre a exposição fotográfica “A beleza das aves - Um olhar diferente do que nos cerca”, que acontece no Hall do novo Paço Municipal a partir do dia 04 de setembro.

Sobre o Projeto e a Exposição:

A ideia de fotografar aves na Escola Estadual Arlindo Fávaro surgiu no ano de 2021 (época em que começou o Programa de Ensino Integral), quando eu, Prof. Jean D. Bortolucci, comecei a observar diversas aves, incluindo algumas mais difíceis de encontrar em área urbana. Do começo do ano letivo de 2021 até junho de 2022, pude observar aproximadamente 66 espécies, número que aumentou para 71 espécies até o fim da atividade de fotografia de aves em junho de 2023.

Com um ambiente muito propício, o primeiro passo foi apresentar à Gestão, ainda informalmente, o projeto que tinha como principal necessidade a compra de câmeras. O projeto foi aceito, as câmeras foram compradas e em agosto de 2022 o projeto se tornou uma disciplina eletiva chamada “Fotografia e Natureza: um olhar focado na ciência cidadã”.

Dentre os muitos objetivos da eletiva, os principais foram: promover um olhar sobre o entorno da escola; utilizar a tecnologia (câmeras e programas de edição de fotos) com a finalidade exclusivamente pedagógica para registrar o máximo de aves que frequentam constantemente o espaço escolar ou em momentos específicos do ano, como no caso das aves migratórias. Esses dois objetivos estão aliados ao mais importante: mostrar como a preservação do meio ambiente propicia o aumento da avifauna. Por isso, outros objetivos foram sendo elencados, como o plantio de várias espécies de mudas de árvores (mais de 300 mudas já foram plantadas) para, inclusive, preservar as duas nascentes de água que existem em nossa área verde.

Como a eletiva foi bastante marcante, resolvemos desdobrá-la para o primeiro semestre do ano de 2023 (ela passou a se chamar “Fotografia de Natureza: Ciência, Cidadania e Arte”), também com a finalidade de ter um marco temporal de um ano, pois algumas espécies de aves só aparecem em épocas específicas. O resultado foi fabuloso: 60 espécies fotografadas, sendo que 5 destas os alunos não conseguiram fotografar porque apareceram em momento que não era o do horário da eletiva (somente às quintas-feiras, das 14h15 às 15h45). E quando os alunos fizeram fotos que não mostravam a ave em detalhes, ou quando um galho e a luminosidade não favoreceram o registro, até mesmo pela dificuldade que certas aves ofereciam para fotografar, eu cedi algumas de minhas fotos para elucidar melhor a riqueza de detalhes de certas espécies (8 fotos cedidas). Mas é importante frisar: apenas 5 das 60 aves os alunos não conseguiram fotografar.

Ao final de um ano, com vários registros fotográficos lindíssimos, o próximo passo foi fazer um livreto com informações das aves. Com o título “A beleza das Aves – um olhar diferente do que nos cerca”, a proposta é que este livreto sirva como documento para que no máximo em 10 anos, com as árvores que foram plantadas formando uma mini floresta na nossa escola, um novo levantamento das espécies seja feito para configurar aquilo que é óbvio, mas nem sempre colocado em prática: que a preservação promove a vida de muitos animais, além de trazer bem-estar para a comunidade.

Acima de tudo, foi fantástico ver o envolvimento dos alunos com a atividade de fotografia. E o mais marcante foi perceber a mudança de olhar em relação não só com o entorno da escola, mas o olhar sobre a natureza em geral. Muitos foram os relatos de aves que viram perto de suas casas, de um sítio que visitaram. E quando conseguiam uma linda foto, ver os olhos brilhando com a beleza do registro, era a parte mais gratificante pela motivação que ganhavam para a próxima semana... Em suma, tudo que a eletiva/experiência representou para os alunos é expresso em uma frase de um aluno olhando para a câmera: “Um dia, eu vou ter uma”.
(Fonte: Prof. Jean D. Bortolucci - Escola Estadual Professor Arlindo Fávaro)

A Exposição:“A beleza das Aves – Um olhar diferente do que nos cerca” acontecerá no período de 04 de setembro a 04 de outubro, no Hall do novo Paço Municipal, localizado na Rua Dr. Armando de Sales Oliviera, 1085 - Centro, com horário de visitação das 08h às 16h, de segunda à sexta-feira.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 5º andar - Centro  ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1127.