Incentivo às matrículas para novos alunos da Educação Infantil para o Ano Letivo de 2024

20 de setembro de 2023

A escola apoia o aleitamento materno e o desenvolvimento escolar da criança como ato de cuidado e amor

Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, promove período de Matrícula Escolar da Educação Infantil para novos alunos entre 4 meses e 5 anos, para o Ano Letivo de 2024.

Na fase de desenvolvimento entre 0 e 2 anos, conforme consta no “Plano Municipal de Leme pela Primeira Infância”, o aleitamento materno deve ser incentivado e promovido, pois fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, representando segurança e acolhimento, tratando-se de um direito das mulheres e crianças, sem que haja prejuízo da frequência escolar.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam o aleitamento materno até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses de vida da criança. Sendo assim, é fundamental que o ambiente escolar seja um espaço que promove e apoia o aleitamento materno, não deixando que a fase de amamentação comprometa o ingresso e permanência da criança na escola. Portanto, as Unidades Escolares da modalidade Creche incentivam este ato de cuidado e amor.

“O ato de amamentar vai muito além de alimentar o bebê. É um gesto de amor que nutre o futuro da criança.”

Vale ressaltar que as matrículas para a Educação Infantil – Creche e Pré-Escola – acontecem até 29 de setembro de 2023, sendo:
- PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 e 5 anos completos ou a completar até 31/03/2024 (ENSINO OBRIGATÓRIO);
- CRECHES: Crianças de 4 meses a 3 anos completos ou a completar até 31/03/2024.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou pelo telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO