Informativo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário sobre conservação do solo nas propriedades rurais

AGRICULTURA
    27 de abril de 2023

O solo é o bem mais precioso para propriedades rurais e precisa de atenção e cuidados

 

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, orienta sobre práticas de conservação do solo

A preservação do solo em propriedades rurais é fundamental, pois graves consequências decorrentes da má preservação podem acontecer, sendo a principal, a erosão, que é o processo de desprendimento e arraste das partículas de terra, sendo o principal tipo de erosão, a hídrica, que é causada pela água das chuvas ou irrigação, que caem sobre o solo.

 

A erosão acelerada é um processo de perda progressiva de solo que tem muitas consequências ruins para as propriedades rurais:

  • perca de solo, causando esburacamento e valetas;
  • perca de nutrientes e matéria orgânica;
  • lavouras falhadas;
  • assoreamento de nascentes, córregos e rios, prejudicando a qualidade e quantidade de água.

 

O solo é o bem mais precioso de uma propriedade rural. Assim, os produtores rurais devem utilizar técnicas de conservação do solo em suas propriedades rurais para evitar as perdas causadas pela erosão, como por exemplo:

  • realizar terraceamento, construindo curvas de nível / terraços;
  • fazer plantio em nível, evitando o plantio “morro abaixo”;
  • quebrar a compactação dos solos;
  • manter palhada sobre o solo e aplicar o sistema “plantio direto”;
  • construir cacimbas e lombadas ao longo de carreadores;
  • manter a mata ciliar ao longo de nascentes e cursos d’água bem preservada.

 

Desta forma, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário orienta os produtores e proprietários de imóveis rurais que façam a devida conservação do solo em suas propriedades a fim de evitar ou reduzir ao máximo as consequências da erosão, evitando também os danos nas estradas e em propriedades vizinhas, causados pelas águas das chuvas que correm das propriedades.

A conservação das estradas é importante, pois estas são úteis para o escoamento da produção agropecuária e transportes em geral. Esta conservação depende também, das propriedades rurais, que devem manter curvas de nível/terraços e/ou aceitar as cacimbas para receberem as águas que correm das estradas, e assim as mantendo conservadas para uso de todos.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, localizada na Rua Rafael de Barros, 704 - Centro ou pelo telefone 3554-8418.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

 

clique na foto para ampliar