Informativo sobre Dengue no Município de Leme

01 de fevereiro de 2024

Secretaria da Saúde está promovendo ações de prevenção e conta com a colaboração de toda a população

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa e orienta sobre a situação da dengue no município.

O aumento de casos da dengue, em todo o país, gera uma atenção pública, destacando a importância de abordagens abrangentes para prevenção e tratamento. Desta forma, o Núcleo de Zoonoses, está sempre fornecendo informações essenciais e promovendo medidas eficazes para conter a propagação da doença.

A prevenção sempre foi e será a melhor estratégia no combate à dengue. A implementação de estratégias eficazes requer a conscientização da comunidade e a promoção de práticas preventivas. O Núcleo de Zoonoses, destaca os seguintes pontos-chave:

Eliminação de Criadouros: Ficar sempre atento aos recipientes que acumulem água, materiais inservíveis (móveis velhos, entulhos) e recicláveis, pois são potenciais locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Uso de Repelentes e Roupas Protetoras: Recomendamos o uso constante de repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em áreas onde há maior incidência do mosquito.

No âmbito prevenção, a Prefeitura do Município está adotando ações, envolvendo diversas Secretarias e principalmente contando com a colaboração da população.

Algumas áreas de maior risco já estão recebendo a nebulização costal das residências

Sintomas:

É importante reconhecer os sinais da dengue para um diagnóstico precoce. Os sintomas comuns incluem febre alta, dores musculares intensas, dor atrás dos olhos, mudanças na cor, textura, aparência ou lesões visíveis da pele e, em casos graves, hemorragias.

Caso alguém apresentar esses sintomas, é de extrema importância  procurar atendimento médico imediatamente após a manifestação desses sintomas, e também explicar detalhadamente ao médico.

Tratamento:

O tratamento da dengue visa aliviar os sintomas e prevenir complicações. Importante ressaltar que, todo tratamento deve ser passado por um médico

São algumas medidas terapêuticas:

Hidratação Adequada: A ingestão de líquidos é fundamental para evitar a desidratação, especialmente em casos de febre elevada.

Monitoramento Médico: A supervisão médica é importantíssima para avaliar a progressão da doença e receitar medicações apropriadas.

Repouso Adequado: Repouso para auxiliar na recuperação e evitar complicações.

Números de Dengue no Município:

Em relação aos casos de Dengue na cidade, o Núcleo de Zoonoses apresentou os seguintes números atualizados até o dia 31 de janeiro.

Casos Notificados: 64

Casos Positivos: 33
Casos Descartados (negativos): 15

Aguardando Resultado de Exame: 16

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.