IX Conferência Municipal de Saúde de Leme

23 de março de 2023

Propostas apresentadas durante a Conferência, agora serão encaminhadas para os Governos Estadual e Federal

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, apresenta os resultados da IX Conferência Municipal de Saúde de Leme.

Realizada no dia 03 de março, na Faculdade Anhanguera de Leme, a IX Conferência Municipal de Saúde de Leme, reunindo todos os seguimentos da sociedade, usuários, trabalhadores e gestores em saúde.

Dividida em 4 eixos, ocorreram palestras e debates sobre temas onde ao final de cada eixo foram apresentadas propostas, que serão encaminhas às esferas estaduais e federais, para melhorias na rede municipal.

Eixo 1- “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”. O palestrante, Danilo J. Goulart dos Santos, trouxe como assunto principal o preconceito institucionalizado. Deu ênfase nas populações marginalizadas, no preconceito com os pacientes, na forma incorreta de abordagem dentro da rede de saúde e a falta de empatia e acolhimento.

Propostas apresentadas:

• Fortalecimento das atividades de educação permanente com treinamento teórico/prático direcionado ao preconceito institucional através da Política Nacional de Humanização – PNH
  • Tornar obrigatório nas grandes circulares dos cursos de área de saúde e serviço social a temática preconceito institucional.

Eixo – 2 “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”. A palestrante Clarice Milagres abordou sobre a conscientização da importância da imunização no contexto social, enfatizou em sua fala, como as vacinas sofrem hoje com o movimento anti vacinas, que com a vinda da COVID 19, aumentou a abstinência das vacinas regulares gerando muitos questionamentos. Contextualizou da erradicação de várias doenças com a vinda das vacinas e como são importantes para o indivíduo e toda a população.

Propostas apresentadas:

• Ônibus da vacinação (Vacina Móvel) para levar nos lugares de difícil acesso (portas de escola, zona rural, áreas sem cobertura)
  • Pactuação/ legislação com a Secretaria de Educação para exigir o certificado de vacinação nas matrículas (municipais e privadas).
  • Implantação da CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais) no município/referência.

Eixo 3 – “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. As duas palestrantes, Fernanda Paiva Carvalho Hossri de Oliveira e Cintia Miranda Bernegossi, abordaram sobre um novo olhar para a pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Abordaram que a lei contempla este público, mas que no município e em nosso estado há muito a melhorar no quesito diagnóstico e tratamento destas pessoas.

Propostas apresentadas

• Implementação da linha de cuidado do TEA (transtorno do Espéctro Autista) dentro da Rede da deficiência.
  • Recursos financeiros para desenvolvimento de capacitações de profissionais de toda a Rede de Saúde voltada ao TEA
  • Adequação de critérios para subsidiar a implementação e custeio específico deste serviço.

Eixo 4- “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. A palestrante, Maria Tereza Aparecida Moi Gonçalves, deu foco na valorização do trabalhador de saúde, comprovado no pior momento da pandemia da COVID-19, mas que mesmo assim, o profissional ainda precisa ser reconhecido, que precisou ocorrer um problema mundial, para evidenciar a importância dos trabalhadores.

Propostas apresentadas:

• Promover capacitação para todos os servidores
  • Implementação de núcleo de apoio ao servidor
  • Incluir progressão de carreira para os funcionários

“Tratou-se de um evento muito produtivo para a nossa cidade. Quando envolvemos todos, população, trabalhadores da área, gestores, entidades da sociedade, para debater sobre o tema, sempre conseguimos propostas de grande valia. Estas propostas agora, serão passadas para os Governos Estadual e Federal, precisamos aguardar o posicionamento deles” destaca a Secretária de Saúde, Juliane Peliçari Binotto

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada ou através do telefone 3573.6599.