Janeiro Branco: sinal de alerta para a saúde mental

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    09 de janeiro de 2024

A saúde mental é cada vez mais reconhecida como uma prioridade mundial de saúde e desenvolvimento econômico

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria da Saúde, informa sobre o “Janeiro Branco: Mês da Conscientização da Saúde Mental”.

A Campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014, por uma iniciativa de psicólogos da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, cujo principal objetivo é o de informar e conscientizar as pessoas sobre o tema da saúde mental.

O mês de Janeiro e a cor branca foram escolhidos por alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam realizar balanços das ações individuais e planejar, para o próximo ciclo de 12 meses, novas resoluções e metas. De acordo com os idealizadores, de maneira simbólica, o primeiro mês do ano é reservado como uma “página em branco” para que novas práticas sejam reescritas, objetivando o bem estar da saúde mental.
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde)

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A OMS também acende um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. O Janeiro Branco é uma campanha mundial, mas só se tornou um marco oficial no calendário do Brasil em 2024.
(Fonte: rádio senado - www12.senado.leg.br).

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Também são classificadas como doenças mentais, os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais, impactando na economia pessoal e pública.

Cuidados e recomendações

l Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;

l Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;

l Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);

l Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário)

l Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;

l Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;

l Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional;

l Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e ser capaz contribuir com a comunidade. A saúde mental prejudicada está associada a rápidas mudanças sociais, condições de trabalho ou ambiente escolar estressantes, discriminação de qualquer tipo, estilo de vida não saudável, risco de violência, e violação de direitos ou dignidade individual.

A Prefeitura de Leme, disponibiliza na rede pública de saúde, unidades para atendimento  psicossocial, no CAPS Adulto, CAPS Infantil, CAPS AD e Ambulatório de Saúde Mental.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assitência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308  - Centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1543, ou na Secretaria de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.