Janeiro Roxo – Mês de Prevenção à Hanseníase

18 de janeiro de 2024

Maior sequela da Hanseníase ainda é o preconceito

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Preconceito e Discriminação.

Aspectos relacionados ao estigma e à discriminação promovem a exclusão social e, ao mesmo tempo, podem produzir consequências negativas que resultam em interações sociais desconfortáveis, limitando o convívio social, sofrimento psíquico e, consequentemente, pode interferir no diagnóstico e adesão ao tratamento da hanseníase, perpetuando um ciclo de exclusão social e econômica. Situações em que ocorrem o estigma e a discriminação podem ocorrer na família, na escola, no trabalho e até mesmo nos serviços de saúde.

O Brasil não possui leis discriminatórias contra as pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares, em vigor. Embora destaque-se por ser o primeiro país no mundo que desenvolveu legislação que proíbe linguagem discriminatória contra as pessoas acometidas pela hanseníase, representando importante avanço para a garantia dos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase, não existe nacionalmente penalidades impostas para quem as infringirem.

A Secretaria de Saúde, durante o mês, está realizando eventos em unidades para a melhor conscientização de todos. Confira abaixo a programação:

Rodas de Conversa

Data: 23 e 30 às 7h30

Local: EAP Dra Nelma:

Data: 18 e 25 às 8h30h

Local: ESF Palmeiras:

Data: 18 às 13h

Local: ESF Vanessa

Data: 19 às 13h

Local: EAP Ariana

Data: 18 e 25 às 7h30

EAP Empyreo

Data: 29 às 9h

EAP Sumaré

Tema: Diagnóstico Precoce

Data: 18 às 7h15

Local: ESF Itamaraty

Tema: Hanseníase, Sinais, sintomas, Diagnóstico, Tratamento.

Palestrante: Dra. Jordana Sales Diez

Data: 25 às 14h30

Local: ACIL

Tema: Principais dúvidas sobre a Hanseníase

Local:ESF Quaglia

Data: 29 às 13h

Caminhada de conscientização sobre a Hanseníase

Data: 31 às 9h

Saída: Praça Dr José de Queiroz ( Praça da Maria Joaquina)

Chegada: Praça Manoel Leme - antiga estação da FEPASA

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705, Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.