Leme pleiteia “Selo Ouro” de Boas Práticas para Eliminação na Transmissão Vertical da Sífilis

05 de agosto de 2023

Estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde possibilitaram a eliminação na transmissão vertical (gestação) do HIV e Sífilis

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa que está pleiteando o recebimento do Selo Ouro de Boas Práticas de Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis.

Considerado como um dos grandes desafios da saúde pública, a transmissão vertical (durante a gravidez) dos vírus HIV e Sífilis, acontece em decorrência do complexo processo infeccioso e também do comportamento da população.

Após receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical no HIV, em dezembro de 2022, a Secretaria de Saúde de Leme está pleiteando o recebimento do “Selo Ouro” de boas práticas para a eliminação da transmissão vertical da Sífilis.

Para receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical no HIV, o município precisou atender e cumprir uma série de medidas, controles e ações, todas definidas pelo Ministério da Saúde, que constam no Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, publicado em 2021. É importante destacar, que essa Certificação tem acompanhamento contínuo e também é revalidada a cada 2 anos, pela Comissão Nacional de Validação.

Dando continuidade na busca pela melhor qualidade e excelência de atendimento, a Secretaria de Saúde busca agora conseguir o “Selo Ouro” de Boas Práticas na Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. Para conseguir,  o município deve apresentar os seguintes indicadores, com atingimento maior ou igual a 95%, nos dois últimos anos, para:

l Cobertura mínima de 04 consultas no pré-natal;

l Cobertura de gestantes com pelo menos um teste para HIV e/ou sífilis no pré-natal;

l Cobertura de gestantes vivendo com HIV em uso de terapia antirretroviral;

l Cobertura de gestantes tratadas adequadamente para sífilis.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL