Leme recebe o prêmio de Município Destaque no Crescimento da Alfabetização

21 de fevereiro de 2024

Avaliação de Fluência Leitora aponta aumento de percentual leitor dos alunos dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação informa que a cidade recebeu no dia 20 de fevereiro, o prêmio “Município Destaque no Crescimento da Alfabetização 2023/2024” como reconhecimento pela evolução dos níveis em fluência de leitura dos alunos da Rede Municipal de Ensino. A premiação foi destinada as cidades com boas práticas, que se destacaram na Avaliação de Fluência Leitora.

Essa avaliação busca aferir a fluência em leitura do código alfabético da Língua Portuguesa, na variante brasileira, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual e, por adesão, da Rede Municipal. Isso significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras e textos lidos, entendendo que a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo.

Como etapas para realização do teste, o aluno realiza a leitura de um conjunto de palavras e outro de pseudopalavras, um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto. Essas etapas são gravadas por um aplicativo próprio no celular e enviadas à contratada para correção e análise.

O desempenho de cada aluno é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como Pré-leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente. Ao longo da realização, os gestores, aplicadores e professores têm acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações do teste. Ao fim, os resultados são divulgados e socializados junto às redes estadual e municipal, realizando discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados.

Nas duas edições da Avaliação de Fluência Leitora aplicadas aos alunos em 2023, sendo a primeira, a Avaliação Diagnóstica, realizada em junho e, em novembro do mesmo ano, a Avaliação Somativa, houve a participação de aproximadamente mil e noventa alunos, matriculados nas dezenove Unidades Escolares do Ensino Fundamental.
Leme está entre as 60 cidades premiadas do estado de São Paulo, evidenciando o compromisso do município em ofertar Educação de Qualidade e redução das desigualdades, garantindo a alfabetização dos estudantes na idade certa.

A premiação aconteceu no espaço Sala São Paulo, na Capital, por ocasião do lançamento do programa ”Alfabetiza Juntos” do Governo Paulista. Leme esteve representada pelo Secretário Municipal de Educação Guilherme Schwenger Neto, pela Coordenadora Geral do Ensino Fundamental Adriana Eloisa Cancian Pinto e pela Coordenadora Geral da Educação Infantil Eneida Maria De Carli Godoi. “Parabéns ao município de Leme por estar entre os municípios com maior percentual de crescimento entre a Avaliação Diagnóstica e Avaliação Somativa dos Anos Iniciais. Resultado de muito trabalho e dedicação!”, ressalta Denise Gomide - Dirigente Regional da Diretoria de Ensino da Região de Pirassununga - SP.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO