Letramento Racial é tema de formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino

20 de setembro de 2023

A Palestra foi realizada por membros da Comissão da Igualdade Racial e OAB/Leme   onde apresentaram o Mini Guia Letramento Racial

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 21 e 22 de agosto palestra com membros da comissão de Igualdade Racial e a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Leme, apresentando aos profissionais da Rede Municipal de Ensino o Mini Guia Letramento Racial, que retoma a Lei nº  10.639/2003, para apoiar e fortalecer as práticas pedagógicas da educação antirracista.

Durante os dois dias, professores e gestores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em seus respectivos dias dedicados ao Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC participaram da palestra no CIE - Centro Integrado Educacional “Kamal Taufic Nacif”. A apresentação contemplou a lei do ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e discutiu termos como preconceito racial, racismo, discriminação racial e injúria racial.

A formação contou também com a participação da professora Silvia Helena dos Santos, atuante na Rede Municipal, a qual compartilhou sua prática pedagógica através de um trabalho relacionado ao tema. A docente apresentou atividades que desenvolve junto aos seus alunos e o resultado dessa prática na percepção de si e do outro.

O intuito dessa ação formativa é disseminar o conhecimento como a melhor forma de combate ao preconceito e à construção de uma cultura de paz e respeito à diversidade, assim como promover educação antirracista. Sendo o letramento racial um processo de conscientização e desenvolvimento de habilidades para lidar com questões relacionadas à raça e à discriminação racial e, a importância disso para promover a igualdade e a justiça social, a educação do município prioriza a formação continuada dos profissionais que atuam diretamente com as crianças.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Educação, localizada à Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou pelo telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO