Livro-jogo + Acervo Marco do Valle será lançado em Leme

CULTURA E TURISMO
    06 de fevereiro de 2023

Publicação que será doada às escolas municipais oferece o acervo do artista como forma de consumo cultural

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, informa sobre o lançamento do Livro-jogo + Acervo Marco do Valle.

Quais são os materiais para a arte? Onde a arte deve estar? Como o trabalho artístico se relaciona com o público? Como as formas das coisas fabricadas se relacionam com as formas das coisas da natureza? Estas e outras questões são respondidas no Livro-Jogo com Acervo Marco do Valle, que será lançado no próximo dia 08 de fevereiro, a partir das 17h na antiga Estação da FEPASA da cidade de Leme, interior de São Paulo.

O Livro-Jogo + Acervo Marco do Valle é uma publicação destinada a jovens e adultos interessados em arte, como uma espécie de percurso por algumas das obras do acervo do artista Marco do Valle, a exemplo de Multi-Multi (1982), instalação realizada na Rodovia dos Bandeirantes; Eixo Paralelo ao de Rotação da Terra (1987), escultura pública instalada no Ciclo Básico da Universidade Estadual de Campinas e Topografia Artificial (1989),  ocupando inteiramente uma das salas da 20ª Bienal Internacional de São Paulo.

A parte do jogo, corresponde às proposições da publicação, nomeadas também de jogos de investigação, que poderão ser realizadas de modo individual ou coletivo, em grupos ou na sala de aula, com orientação de um professor para determinar o sistema da jogada. Trata-se de uma forma lúdica, para demonstrar os conceitos trabalhados por Marco do Valle, como espaço público, patrimônio cultural, instalações e intervenções artísticas, de modo a incentivar o reconhecimento do desenvolvimento humano e as condições da vida contemporânea, sobretudo dos centros urbanos, na formação cultural das pessoas.

Segundo Julyana Troya, organizadora do projeto, “um dos objetivos do livro-jogo é oferecer um recorte do acervo para ser consumido de diversas maneiras: pela história, pelo jogo, pelas práticas arte-educativas, e sobretudo, pela cumplicidade de estar participando de uma realização em prol da memória de Marco do Valle e da arte contemporânea brasileira”.

Marco do Valle, um dos pioneiros da arte contemporânea no Brasil, viveu grande parte de sua juventude em Leme, motivo pelo qual Julyana Troya, que também é prima do artista, fez questão de envolver o município no lançamento do projeto. Leme será a primeira cidade do estado a receber o livro-jogo e exemplares serão doados para as suas escolas e biblioteca pública.

O lançamento que foi muito bem acolhido pela Secretária de Cultura de Leme, pelo Secretário Marcel Arles e sua equipe, contará com a apresentação do livro-jogo e também com a leitura de uma das obras mais importantes do artista, seus Diários de Objetos (1978-1987), com desenhos, esboços e estudos para a execução das peças que seriam realizadas em escalas diferenciadas em várias capitais, cidades e museus do país a partir do final da década de 70.

A autoria do livro-jogo foi realizada pela equipe do Acervo Escola, projeto do Instituto Marco do Valle. Idealizado por Julyana Troya, foi escrito também pela curadora e historiadora da arte Érica Burini. As proposições educativas foram realizadas pela artista e professora de artes Ana Helena Grimaldi e também pela pesquisadora Amanda Tavares. O projeto gráfico foi desenvolvido pelos artistas Kauê Garcia (design gráfico) e Bruno Novaes (ilustrações) que se dedicaram ao estudo das obras de Marco do Valle para compor o visual do livro.

O projeto Livro Jogo com Acervo Marco do Valle é uma produção contemplada pelo edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC nº50/2021, prêmio de Julyana Troya pelo histórico em Artes Visuais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre Marco do Valle:

(Taquaritinga – 1954 / Campinas – 2018)

Artista-professor-arquiteto. Trabalhou com as linguagens múltiplas que caracterizaram a arte desmaterializada – Arte-Xerox, Micro Arte, Vídeo-Arte – nas décadas de 70 e 80, momento em que toma um posicionamento questionador sobre a função da arte, utilizando-se de suportes e materialidades distantes dos meios tradicionais e indagando os espaços da/para a arte. Apesar de realizar avançadas pesquisas sobre a tradição escultórica, Marco do Valle desenvolve séries de esculturas e instalações contemporâneas com material da construção civil que dialogam em complexidade com ciência e o esoterismo. Foi fundador do Instituto de Artes da Unicamp, onde atuou por mais de 30 anos como professor de Escultura, e um dos idealizadores da Faculdade de Arquitetura. Participou de Bienais, mostras e exposições no MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM-RJ, MAC USP, MAC Campinas – instituições que possuem suas obras acervadas.

Mais informações: institutomarcodovalle.com

Data do evento:

Lançamento do Livro-Jogo + Acervo Marco do Valle

Dia: 08/02/2023, às 17h

Local: Antiga Estação da FEPSA

Endereço: Praça Manoel Leme, 128

Evento: gratuito – Classificação Etária: Livre

Exemplares serão comercializados à R$60,00 (este recurso será destinado a manutenção do acervo Marco do Valle). Os exemplares para escolas e bibliotecas estarão disponíveis gratuitamente na Secretaria de Cultura.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, localizada na Praça Manoel Leme S/N – Antiga Estação da FEPASA ou diretamente com Julyana Troya (19) 99144-1933.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL