Movimento de formação da Rede Municipal de Ensino reúne Gestores e Coordenadores Pedagógicos

07 de março de 2024

Formações das equipes escolares proporcionam atualizações importantes para o dia a dia durante o ano todo

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 27 e 29 de fevereiro, reunião com os Diretores, Vice-diretores e Coordenadores Pedagógicos num movimento permanente de formação das equipes escolares do município. O encontro aconteceu no CEAPRO - Centro de Aperfeiçoamento de Professores, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação.

A pauta da reunião dos Gestores Escolares desenvolveu temas relevantes para apoiar a atuação das equipes nas Unidades. Inicialmente, foram dadas orientações pela Nutricionista Cristina Grynfogiel sobre alimentação e Merenda Escolar. Os assuntos contemplados nas reuniões buscaram instrumentalizar e qualificar as ações para a excelência da educação ofertada no município.

Posteriormente, a Equipe Pedagógica da Secretaria divulgou práticas e programas destinados aos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Foi apresentado o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA e seus desdobramentos como o “Cantinho da Leitura” e o LEEI - Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ainda foram elencadas ações para elaboração dos Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia. (Fonte: Portal do MEC)

Das orientações da Supervisão de Ensino coube revisitar e reforçar o cumprimento de Resoluções e Normativas que norteiam as modalidades de ensino do município como Busca Ativa Escolar, Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC, entre outros. Fortalecer e apoiar a atuação dos profissionais da educação garantirá práticas assertivas em prol da aprendizagem dos estudantes.

A reunião de Coordenadores Pedagógicos que ocorreu no dia 29 de fevereiro orientou procedimentos pedagógicos nas Unidades Escolares com foco nas informações da aplicação da Avaliação de Fluência Leitora Diagnóstica. Essa edição está prevista para acontecer entre os dias 19 de fevereiro e 05 de abril para todos os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental. As Reuniões de formação dos atores da educação priorizam a formação continuada como premissa das políticas públicas implementadas na Rede de Ensino de Leme.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO