Município de Leme sedia Etapa Regional das Olimpíadas Educacionais de Robótica

25 de outubro de 2023

A Olimpíada iniciou no mês de agosto com a Etapa Municipal e apresentou mais uma fase nos dias 20, 21 e 22 de outubro com a realização da Etapa Regional

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a IYRC (International Youth Robot Competition) realizou no último fim de semana, as Olimpíadas Educacionais da 5ª Edição da Competição Internacional de Robótica, que contou com a presença de alunos munícipes e visitantes, autoridades e a população lemense.

A Olimpíada envolveu todos os alunos do 1º ao 5º Ano, do Ensino Fundamental de dezenove escolas da Rede Municipal de Ensino. Assim como 93 alunos inscritos de Pré 2 da Educação Infantil que tiveram a oportunidade de participarem de forma facultativa e não classificativa, com o objetivo de vivenciarem e se familiarizarem com a IYRC.

A primeira fase, a Etapa Municipal, que teve início em 14 de agosto, aconteceu nas próprias Unidades Escolares e a partir dos melhores desempenhos obtidos, foram classificados cinquenta alunos por escola, sendo dez de cada ano, para a segunda fase, a Etapa Regional.

Este ano, a Etapa Regional foi sediada nas dependências do Clube de Campo Empyreo em Leme/SP nos dias 20, 21 e 22 de outubro e contou com 5 modalidades: Basquete Júnior, Trajeto de Obstáculos, Futebol de Robôs, Vôlei e Seguidor de Linha. Através dos desafios, a Olimpíada propôs o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à lógica, criatividade, noção espacial, pensamento matemático e trabalho em equipe além de propiciar aos alunos e seus responsáveis experimentar aplicações da robótica no cotidiano.

Ao todo, estiveram envolvidas nove cidades do Estado de São Paulo na realização do evento, sendo elas: Leme, Porto Ferreira, Cajuru, Santo Antônio da Alegria, Descalvado, Santa Maria da Serra, Limeira, Piracicaba e Campinas, totalizando 1500 alunos.

Ao finalizar esta etapa, todos os participantes ganharam medalhas. Os três primeiros alunos colocados de cada modalidade foram premiados com um troféu, assim como a escola a que pertencem. E dentre estes colocados, os 9 melhores entre todas as categorias foram premiados com Smartwatch, Alexa e Celular.

Para a terceira Etapa, os quarenta alunos mais bem pontuados de cada ano conquistaram um passaporte para competir na Fase Nacional, que ocorrerá em Nova Odessa/SP nos dias 10 e 11 de novembro, totalizando 200 alunos.

A IYRC (International Youth Robot Competition) é uma olimpíada mundial de robôs para crianças e jovens a partir de seis anos de idade. Proporciona aos participantes uma experiência única através de inúmeras modalidades de competição e atividades para o desenvolvimento científico e social. O município foi inserido no evento internacional por intermédio do Grupo Maker Educação e Tecnologia.

Vale ressaltar que a Robótica Educacional faz parte da grade curricular da Educação de Leme e que o contato com esta tecnologia oportuniza aos alunos, a inserção e participação efetiva no mundo contemporâneo.

IInformações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Educação, localizada à Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou pelo telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO