Novos próprios públicos marcam os 128 anos de Leme

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    26 de julho de 2023

Região central, ganha nova paisagem com arquitetura moderna e eficiente

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Comunicação Social, informa sobre os novos próprios públicos na área central da cidade. Paço Municipal, praça cívica e sede da LEMEPREV compõem nova paisagem, trazendo modernidade e eficiência aos serviços prestados ao cidadão.

Prestes a completar 128 anos de emancipação político administrativa, a cidade de Leme passa por mudanças significativas, favorecendo seu desenvolvimento econômico, estrutural e a mobilidade urbana, sem deixar para trás a beleza da sua história e de seus prédios históricos.

A conclusão do novo Paço Municipal, deu início a este novo cenário, que agora recebe a nova sede da LEMEPREV e também a nova praça cívica municipal, fazendo da área um grande complexo de prédios destinados ao melhor atendimento do munícipe e, como consequência, já é possível observar que, a mesma região em que se encontram os prédios públicos, tem recebido muito investimento por parte de empresários, abrigando grandes empresas e comércios, favorecendo a economia e o desenvolvimento local.

O Paço Municipal é o maior equipamento público já construído na história do município, com 6 pavimentos e estacionamento no subsolo, abriga hoje 11 secretarias municipais, facilitando o acesso aos serviços prestados à população, já que se encontram em sua maioria no mesmo local. Importante salientar que, além de facilitar a vida do cidadão lemense, o novo prédio também contribui para a redução de gastos públicos com internet, telefonia e combustíveis, dentre outros serviços.

A casa do fazendeiro Joaquim Leme Mourão, hoje conhecida como “prefeitura antiga”, foi por 127 anos a sede do poder executivo municipal, passou por reformas e agora abriga serviços da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, mantendo as características históricas do prédio, assim como foi feito na Praça “Manoel Leme”, antiga FEPASA, local onde o lemense pode relembrar suas raízes, através da Casa da Cultura, que foi totalmente revitalizada e de detalhes, como a passarela de pisos de mosaico português, com aproximadamente 200 metros, de símbolos inspirados em momentos da história e cultura lemense, como os desenhos do café, algodão, laranja e cana-de-açúcar.

Nova Praça Cívica

A nova praça, faz parte do projeto inicial do novo paço municipal e está localizada em frente ao mesmo. O novo espaço público será um dos cartões-postais da nossa cidade, com área aproximada de 5.256 m², contará com calçamento externo em mosaico português, calçadas internas em concreto armado alisado, espelho d’água, 56 luminárias, 4 conjuntos de 4 lixeiras para coleta seletiva, 14 bancos em concreto pré-moldado sem encosto e dois suportes para bicicletas (bicicletário), o projeto prevê também, rampas de acessibilidade e estacionamento a 45°.

O paisagismo, será de grama esmeralda e demais flores/mudas, como por exemplo, mudas de Pau Brasil, Ipês, Quaresmeiras e etc.

Nova sede LEMEPREV

A nova sede da autarquia LEMEPREV, que é a Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Leme, responsável pela gestão e arrecadação de recursos previdenciários dos servidores públicos municipais, está localizada ao lado do novo Paço Municipal, próximo ao Ginásio de Esportes “Valdomiro Macarenko”, entre as ruas Armando Salles de Oliveira, Padre Julião e XV de Novembro.

A obra também é uma conquista que gerará economia aos cofres públicos, já que através da mesma, será possível economizar mais um aluguel.

Nova Câmara Municipal

Seguindo a mesma linha de economia, a nova Câmara Municipal em breve será construída na mesma região. O antigo prédio situado na esquina da Rua Querubino Soeiro com Avenida 29 de Agosto será vendido e o valor arrecado na venda será revertido para as obras do novo prédio. Tal mudança justifica-se devido ao prédio atual ser antigo e não suportar as adequações atuais de acessibilidade e segurança, como também começa a apresentar problemas estruturais.

“As 3 obras, formam um novo centro administrativo, que muda a paisagem, mas que principalmente oferece conforto e eficiência nos serviços públicos, garantindo melhor acesso para o cidadão. Esta área que, além de contar com o Novo Paço, a nova praça, a nova sede da LEMEPREV, a SAECIL, Guarda Civil Municipal, ainda receberá, em breve, a nova sede da Câmara de Vereadores, tornado a região capaz de representar junto à comunidade, o sentido pleno da democracia, lugar do desenvolvimento da cidadania e de participação popular. Me sinto honrado de poder dar andamento nessas importantes ações, iniciadas pelo ex-prefeito Wagão, e que serão um marco dos 128 anos de emancipação político administrativa de Leme” ressalta o Prefeito Claudemir Borges.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Comunicação Social, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1005.