Núcleo de Controle de Zoonoses informa sobre Vacinação Antirrábica

16 de fevereiro de 2023

Vacinação deve ser agendada, doses são limitadas

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo de Controle de Zoonoses, informa sobre a Vacinação Antirrábica.

A vacinação tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.

As doses recebidas pelo município são limitadas e por este motivo, serão aplicadas conforme demanda de agendamento. Para realizar o agendamento o munícipe deve entrar em contato com o Núcleo de Controle de Zoonoses, através do telefone (19) 3571-0295.

A raiva é uma doença que atinge diretamente os mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele no novo hospedeiro. Este vírus pode ser inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.

Para receber o imunizante, o animal deve ter três meses ou mais, devendo estar saudável. Animais doentes, em recuperação de cirurgia ou em tratamento devem aguardar a recuperação total. Fêmeas com suspeita ou prenhez confirmada, devem evitar a vacinação.

Informações adicionais podem ser obtidas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silencia, 450 – Cidade Jardim ou através do telefone 3571.0295.

SECRETARIA DE SAÚDE