Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama

26 de setembro de 2023

Outubro Rosa: Origem e Importância de uma Iniciativa Global

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa sobre o Outubro Rosa.

Outubro é um mês especial para milhões de pessoas em todo o mundo, pois é quando o movimento conhecido como "Outubro Rosa" entra em foco. Esta campanha global tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e promover a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

Origem do Outubro Rosa

O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos na década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor de rosa aos participantes de uma corrida de 5 km em Nova York. A cor rosa foi escolhida por ser um símbolo de esperança e vitalidade. A iniciativa se espalhou rapidamente e, desde então, o mês de outubro se tornou um período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama em todo o mundo.

O Outubro Rosa é mais do que apenas uma campanha de conscientização; é um movimento global que salva vidas. Ele lembra às mulheres a importância de cuidar da saúde das mamas, de se submeter a exames regulares e de estar ciente dos fatores de risco. Além disso, o Outubro Rosa promove a solidariedade e o apoio a todas as pessoas afetadas pelo câncer de mama. Portanto, neste mês, use o rosa como símbolo de esperança e ação na luta contra o câncer de mama.

A Importância do Outubro Rosa

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer em mulheres em todo o mundo. A conscientização desempenha um papel crucial na prevenção e no diagnóstico precoce dessa doença. Aqui estão alguns motivos pelos quais o Outubro Rosa é tão importante:

Detecção Precoce: O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. O Outubro Rosa incentiva as mulheres a realizarem exames regulares de mama, como a mamografia.
Conscientização sobre o Autoexame: A campanha educa as mulheres sobre como realizar o autoexame da mama, permitindo que elas identifiquem possíveis alterações e busquem ajuda médica quando necessário.
Apoio a Pacientes: O Outubro Rosa também é um momento para apoiar as mulheres que enfrentam o câncer de mama, fornecendo informações, recursos e mostrando solidariedade.

Números no Brasil

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2023 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022).

As taxas brutas de incidência e o número de novos casos estimados são importantes para estimar a magnitude da doença no território e programar ações locais. O ajuste por idade possibilita a comparação entre os estados, eliminando o efeito das diferenças na composição etária entre eles.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

(fonte: INCA - Instituto Nacional do Câncer).

É de extrema importância para as mulheres, realizarem os exames de rotina ao menos uma vez a cada ano, ou, ao fazer o auto-exame, perceber alguma alteração nos seios. Procure a unidade de saúde do seu bairro, agende a consulta, faça os exames, passe pelo retorno, cuide de sua saúde.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.