Procedimentos de emergência em caso de acidentes com escorpiões

30 de agosto de 2023

Santa Casa de Misericórdia deve ser procurada imediatamente caso aconteça alguma acidente com animais peçonhentos

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria da Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa sobre procedimentos em caso de acidentes com animais peçonhentos.

Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. Normalmente, os acidentes ocorrem quando as pessoas encostam no animal, geralmente com as mãos e os pés. A proliferação dos escorpiões acontece nos períodos mais quentes e chuvosos como na primavera e no verão, porém sua infestação é observada durante todo o ano. É comum se esconderem próximos ás residências, terrenos abandonados com entulhos, embaixo de materiais de construção (madeiras, telhas, tijolos e pedras) e em lixo, mato e jardins. Nas residências, são comuns em saída de esgoto, ralos e caixas de gordura. Procuram lugares escuros e se alimentam principalmente de baratas. Daí a importância de se combater esses insetos, que são atrativos para o aparecimento de escorpiões.

EM CASO DE ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Sintomas

As pessoas que mais sentem a ação do veneno são as crianças e por isso podem ir a óbito.

l A dor no local aparece logo após a picada. Em crianças ocorrerá inicialmente choro intenso e abrupto devido à dor. O local da picada pode ficar vermelho, inchado e com suor. A dor pode irradiar para o braço ou perna, com aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.

l O suor aumenta e a criança alterna sonolência com agitação, passa a tremer e babar. Depois disso vem o vômito.

l Há situações em que após a picada, vem a dor e o vômito, de maneira muito rápida, antes mesmo que se perceba os sintomas anteriores.

Após ser Picado por Escorpiões Primeiros Socorros

Limpar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa de água morma para diminuir a dor

Procurar o ATENDIMENTO COM URGÊNCIA. Com segurança e desde que não leve muito tempo para capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde. Para isso, use pinça longa ou algo semelhante e pote com tampa.

O QUE NÃO DEVE SER FEITO NO LOCAL DA PICADA Torniquete ou garrote, furar, cortar, queimar, espremer e nem fazer sucção no local da ferida. Àgua fria ou gelo acentua ainda mais a dor. Nenhuma substância pode ser aplicada no ferimento da picada.

ATENÇÃO: LEVAR A PESSOA ACIDENTADA PARA A “ SANTA CASA DE LEME”

Essa campanha é importante devido ao aumento do número de aparecimentos e acidentes, sendo que o grupo mais atingido, nos casos de acidentes, são crianças com até 10 anos de idade.

Desta forma, mobilize sua família e seus vizinhos para aprenderem mais sobre como prevenir os acidentes fatais com escorpiões e quais as medidas para o rápido atendimento à criança.

MITOS E VERDADES

O escorpião ataca?
Não. O escorpião ferroa apenas para se defender, ou seja, quando alguém coloca a mão ou encosta nele intencionalmente ou sem perceber.

Todo escorpião é venenoso?
Sim. Todos os escorpiões possuem veneno e capacidade de injetar este veneno. A diferença entre as espécies perigosas e não perigosas está na ação deste veneno no homem.

O escorpião usa todo seu veneno em uma única picada?
Não. Ele nunca utiliza todo seu veneno em uma única picada e pode causar um segundo acidente imediatamente após o primeiro. Pode também picar e não inocular veneno, causando um acidente assintomático ou “picada seca”.

Existem predadores para os escorpiões?
Sim. Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gambás, gaviões, corujas, macacos, lagartos e camundongos, entre outros.

Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci 450 - Cidade Jardim - Leme - SP, ou através do telefone 3571-0295.