Programa Rotas Rurais na cidade de Leme

AGRICULTURA
    03 de abril de 2024

Parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado beneficia produtores rurais de Leme

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário informa sobre o Programa Estadual Rotas Rurais na cidade de Leme.

O Programa Rotas Rurais é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo principal melhorar a infraestrutura viária nas áreas rurais do estado. O programa visa principalmente a recuperação e manutenção de estradas vicinais que ligam as propriedades rurais às rodovias principais, facilitando o escoamento da produção agrícola e melhorando o acesso aos serviços públicos para as comunidades rurais.

Por meio do Programa Rotas Rurais, são realizadas obras de conservação, pavimentação, recapeamento, adequação e melhorias nas estradas vicinais, além da construção de pontes, bueiros e outras estruturas necessárias para garantir a acessibilidade e a segurança das vias.

O programa é desenvolvido em parceria com os municípios, que apresentam as demandas de infraestrutura viária rural e colaboram com a execução das obras. Além disso, o Programa Rotas Rurais busca promover o desenvolvimento econômico e social das regiões rurais do estado, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio e a melhoria da qualidade de vida das comunidades do campo.

Um dos benefícios comtemplados pelo Programa Rotas Rurais, é o ERD - Endereçamento Rural Digital.

Esse programa tem como objetivo fornecer um sistema de endereçamento mais preciso e eficiente para as áreas rurais, facilitando a localização de propriedades e melhorando a logística de entrega de serviços públicos nessas regiões.

O ERD consiste na atribuição de endereços digitais georreferenciados para as propriedades rurais, utilizando tecnologias de geolocalização e mapeamento digital. Cada propriedade recebe um endereço único, composto por coordenadas geográficas (latitude e longitude) que permitem sua identificação precisa no mapa.

Com o ERD, é possível integrar as informações de endereçamento rural aos sistemas de navegação por GPS, aplicativos de mapeamento online e outras ferramentas de geolocalização, facilitando a localização de propriedades rurais por parte de prestadores de serviços, entregadores, órgãos governamentais e demais interessados.

Além disso, o ERD contribui para melhorar a gestão territorial e o planejamento urbano das áreas rurais, permitindo um acompanhamento mais eficaz das atividades agrícolas, o controle de desmatamento e a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do meio rural.

“Com a adesão de Leme ao Programa Rotas Rurais, agora os produtores rurais de Leme, terão algumas vantagens, como por exemplo o endereçamento digital, um “CEP” que pode ser acessado pelos aplicativos de GPS, permitindo que eles sejam “enxergados” por empresas, facilitando a visita de empresas de implementos, defensivos e insumos agrícolas assim como as entregas desses ítens”, comentou o Prefeito Claudemir Borges.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, localizada na Rua Rafael de Barros, 704 - Centro  ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1136.