Projeto Hemeroteca Digital Lemense

CULTURA E TURISMO
    26 de julho de 2023

Acervo jornalísticos locais, está 75% digitalizado e disponível para acesso on line

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa sobre o projeto da Hemeroteca Digital.

O que é uma Hemeroteca?

Conforme os dicionários da Língua Portuguesa, hemeroteca é o coletivo de periódicos (jornais, revistas, ou outras obras publicadas em série).

As hemerotecas são comumente setores dentro de bibliotecas, onde encontram-se os periódicos da cidade, estado, ou repartições públicas a qual pertencem, como por exemplo o senado nacional.

Hemeroteca Municipal:

A Biblioteca Municipal “Profª Carolina de Moura Hildebrand” ao longo de sua história preservou da melhor maneira possível as publicações jornalísticas de nossa cidade, demonstrando seu olhar sempre atento ao futuro, contribuindo grandemente para um rico acervo que conta a realidade e o cotidiano da cidade de Leme ao longo dos anos, a mais de um século.

O acervo é riquíssimo, diversificado e parte importante da própria Biblioteca, além da própria cidade.

Com o contexto atual de acesso remoto aliado à praticidade e alcance, disponibilizar digitalmente todo acervo da Hemeroteca sob os cuidados da Biblioteca Municipal “Profª Carolina de Moura Hildebrand”, indica um olhar para o futuro da cultura e acesso à informação da cidade de Leme.

Assim, o Projeto Hemeroteca Digital Lemense foi implementado no início do ano de 2022, com sólido objetivo de disponibilizar virtualmente, através de um portal na internet, todo acervo documental jornalístico da biblioteca municipal  unindo a facilidade de acesso com a informação, garantindo a preservação da própria memória da cidade de Leme.

O acervo conta com mais de 200 publicações anuais, que serão analisadas, digitalizadas e salvas em nosso portal na internet. O trabalho total está avaliado em mais de 100 mil páginas, analisadas uma a uma.

Após pouco mais de um ano de iniciado o projeto, as digitalizações continuam e uma grande parte do acervo já está disponível para consulta. “Conseguimos fazer a digitalização de cerca de 75% do acervo, estamos finalizando a década de 90 e assim finalizaremos o século XX e continuaremos dando sequencia, para finalizarmos o mais breve possível toda a digitalização” explicou Carla Roberta V. Pieter Guiguer de Oliveira, Chefe do Núcleo de Bibliotecas.

“A página de pesquisa, que já está disponível, foi elaborada de maneira a tornar a experiência simples e objetiva, oferecendo a possibilidade da pesquisa pelo nome do jornal (periódico), data da publicação ou assunto” completou Carla.

Ao trazer à luz um acervo tão amplo, será possível inclusive a produção de trabalhos e reflexões sobre o caminhar da própria cidade ao longo das décadas.

O link para a página de pesquisa é

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na Biblioteca Municipal “Profª Carolina de Moura Hildebrand”, localizada na Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 - Centro, ou através do telefone 3571-7100.