Secretaria da Saúde confirma 4 casos da Variante Delta em Leme

SAÚDE
    16 de agosto de 2021

Todos tinham recebido a primeira dose da vacina e não evoluíram para internação

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou 4 (quatro) casos da variante Delta do Coronavírus no município. A Secretaria da Saúde encomendou o serviço de sequenciamento genético a fim de detectar as variantes que circulam no município. O sequenciamento genético foi realizado nas últimas 4 semanas e apenas em agosto foi identificada a variante Delta.

A ação visa mapear os casos de Covid-19 com o objetivo de traçar novas estratégias de controle da pandemia. Recentemente, a Secretaria da Saúde também adquiriu testes de antígeno, que são capazes de detectar a doença logo nos primeiros dias de sintomas, sendo um importante mecanismo para rapidamente testar, isolar e tratar os casos confirmados da doença.

Todos os casos detectados com a variante Delta já haviam tomado a primeira dose da vacina (2 tomaram a vacina AstraZeneca/Oxford, 1 tomou a Pfizer e 1 tomou a Coronavac). Todos apresentaram sintomas leves, como coriza, dor de cabeça, febre branda e, não apresentaram sintomas graves e não evoluíram para internação, inclusive já estão fora do período de transmissão do vírus.

Entre os contactantes, 3 famílias não apresentaram sintomas. Em uma família, a esposa e os filhos apresentaram sintomas leves e estão cumprindo o isolamento domiciliar. Uma idosa de 88 anos, que já havia tomado as duas doses da vacina Coronavac, teve contato com a filha e apresentou sintomas leves da doença, sem necessidade de internação.

A variante Delta tem maior transmissibilidade da doença e apresenta os mesmos sintomas das demais variantes da Covid-19. É importante que a população continue seguindo os protocolos sanitários, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social.

A vacina é o melhor mecanismo de combate e proteção contra a doença. Quando chegar a sua vez, vacine-se! É importante que a população complete o esquema vacinal, tomando as duas doses da vacina ou a dose única.

Leme já vacinou 92% da população adulta com a primeira dose da vacina ou dose única e mais de 35% da população, acima de 18 anos de idade, já está com o esquema vacinal completo. A vacinação continua e informações sobre dias, horários e público alvo podem ser obtidas no portal oficial da Prefeitura, pelo endereço eletrônico www.leme.sp.gov.br ou por meio das redes sociais da Secom de Leme.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar