Secretaria da Saúde confirma 4 casos da Variante Delta em Leme

16 de agosto de 2021

Todos tinham recebido a primeira dose da vacina e não evoluíram para internação

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou 4 (quatro) casos da variante Delta do Coronavírus no município. A Secretaria da Saúde encomendou o serviço de sequenciamento genético a fim de detectar as variantes que circulam no município. O sequenciamento genético foi realizado nas últimas 4 semanas e apenas em agosto foi identificada a variante Delta.

A ação visa mapear os casos de Covid-19 com o objetivo de traçar novas estratégias de controle da pandemia. Recentemente, a Secretaria da Saúde também adquiriu testes de antígeno, que são capazes de detectar a doença logo nos primeiros dias de sintomas, sendo um importante mecanismo para rapidamente testar, isolar e tratar os casos confirmados da doença.

Todos os casos detectados com a variante Delta já haviam tomado a primeira dose da vacina (2 tomaram a vacina AstraZeneca/Oxford, 1 tomou a Pfizer e 1 tomou a Coronavac). Todos apresentaram sintomas leves, como coriza, dor de cabeça, febre branda e, não apresentaram sintomas graves e não evoluíram para internação, inclusive já estão fora do período de transmissão do vírus.

Entre os contactantes, 3 famílias não apresentaram sintomas. Em uma família, a esposa e os filhos apresentaram sintomas leves e estão cumprindo o isolamento domiciliar. Uma idosa de 88 anos, que já havia tomado as duas doses da vacina Coronavac, teve contato com a filha e apresentou sintomas leves da doença, sem necessidade de internação.

A variante Delta tem maior transmissibilidade da doença e apresenta os mesmos sintomas das demais variantes da Covid-19. É importante que a população continue seguindo os protocolos sanitários, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social.

A vacina é o melhor mecanismo de combate e proteção contra a doença. Quando chegar a sua vez, vacine-se! É importante que a população complete o esquema vacinal, tomando as duas doses da vacina ou a dose única.

Leme já vacinou 92% da população adulta com a primeira dose da vacina ou dose única e mais de 35% da população, acima de 18 anos de idade, já está com o esquema vacinal completo. A vacinação continua e informações sobre dias, horários e público alvo podem ser obtidas no portal oficial da Prefeitura, pelo endereço eletrônico www.leme.sp.gov.br ou por meio das redes sociais da Secom de Leme.