Secretaria de Educação realiza palestras sobre o autismo

18 de abril de 2024

Palestras fazem parte da programação do Abril Azul - Mês de Conscientização Sobre o Autismo

A Prefeitura do Município de Leme através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Comunicação Social e parceiros está promovendo durante todo o mês de abril, o Mês de Conscientização do Autismo com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!” e nestas ações, a Educação está contribuindo com oito palestras.

Estas palestras intituladas “Mentes Inquietas” são ministradas pela Equipe Técnica da Secretaria de Educação, seguindo um cronograma com datas flexíveis - segundas e terças-feiras à noite - e locais que alternam entre Unidades Escolares, CRC - Centro de Referência da Criança e CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, divididos em bairros que abrangem toda a cidade, dando assim oportunidade para que todos os munícipes participem, na região que residem.

O objetivo destes encontros é discutir aspectos do comportamento das pessoas com autismo. Para isso, foi reunido um conjunto de ensaios do livro “O que me faz pular” do autor Naoki Higashida, que conta, do ponto de vista do próprio autor, a experiência de ser autista. O intuito também é levar informação para a população de quais são as características, e buscar entendê-las, valorizando as capacidades, respeitando os limites e, acima de tudo compreendendo que longe de serem insensíveis e indiferentes ao mundo, as pessoas com autismo são tão complexas quanto qualquer indivíduo e dotadas de senso de humor, empatia e uma intensa imaginação.

Cronograma das Palestras:

Dia: 22 de abril - Segunda-feira

Local: EMEB Prof.ª Maria Gonçalves Mourão

End: Rua Vicente Crocci, 151 - Jd. das Palmeiras

Dia: 29 de abril - Segunda-feira

Local: EMEB Prof. Paulo Bonfanti

End: Rua Paulo Bonfanti, 66 - Pq. São Manoel

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO