Secretaria de Educação realizou Reunião Inicial com as Equipes Gestoras

31 de janeiro de 2024

A orientação propiciou o alinhamento de ações e condutas adotadas para o Ano Letivo de 2024

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 25, no CEAPRO – Centro de Aperfeiçoamento de Professores - reunião inicial com as Equipes Gestoras das Unidades Escolares para alinhar procedimentos comuns e condutas a serem adotadas para o Ano Letivo de 2024. Para o Ensino Fundamental a reunião ocorreu no período da manhã e, para a Educação Infantil no período da tarde.

O encontro contou com a participação e orientação técnica dos vários setores da Secretaria de Educação, sendo: Recursos Humanos, Supervisão, Compras, Licitação, Terceiro Setor/Prestação de Contas, Almoxarifado, Transporte, Planejamento, Demanda e a Equipe Pedagógica. Em cada um dos períodos do dia, representantes de cada setor apresentaram os pontos de atenção para atingir o eficaz funcionamento da Rede Municipal de Ensino. Essas orientações encontram-se no Documento Orientador.

Documento Orientador

O objetivo deste Documento Orientador é fornecer instrumentos para o Gestor Escolar exercer com competência sua função, apoiando a implantação de planejamento para a construção de uma escola pública de qualidade. A Gestão Escolar deve ser entendida como o esforço consciente dos sujeitos responsáveis pela escola para gerar mudanças, a partir da tomada de decisões sobre o planejamento, sua aplicação e avaliação. Isso exige do gestor competência técnica, participação responsável e compromisso com os resultados educacionais efetivos e significativos.

Além disso, este documento pretende estabelecer diretrizes para a realização de uma efetiva gestão democrática, pautada nos processos de participação coletiva, perspectivando a aprendizagem e o sucesso do estudante, pautado na Agenda 2030 e nos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Espera-se que esse instrumento possa apoiar a atuação do Diretor de Escola e sua equipe sendo o diretor, o responsável por toda a gestão da instituição de ensino, tanto em aspectos administrativos quanto pedagógicos. Portanto, as orientações contidas no documento e retomadas na reunião ofereceram parâmetros instrumentais e organizacionais inerentes ao funcionamento de uma Escola Democrática e Participativa, voltada para a inclusão educacional e social e, sobretudo, focada no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada a Av. Maria Augusta Thomaz, 133 – Centro, ou através do telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO