Secretaria de Saúde informa sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza

06 de abril de 2023

A gripe é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório e pode provocar graves complicações de saúde

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa a toda população sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que terá início no próximo dia 10 de abril.

A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, fato esse que acontece ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato podem levar o agente infeccioso diretamente a boca, aos olhos e ao nariz.

A gripe é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza e ou Gripe, sendo eles o H3N2, o H1N1 e a Influenza B.

Os grupos prioritários da campanha são:

• Homens e Mulheres a partir de 60 anos;
  • Crianças de 6 meses aos menores de 5 anos;
  • Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Professores das Redes Pública e Privada;
  • Pessoas com idade entre 5 e 59 anos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas;
  • Trabalhadores na Área da Saúde;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte público coletivo rodoviário;
  • Forças de segurança e salvamento;
  • Forças armadas;
  • Funcionários do sistema prisional.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação do Ministério da Saúde.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.

Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura do Município de Leme