Secretaria Municipal de Educação promove Expedição Pedagógica ao Mercadão e Museu Afro Brasil em São Paulo

14 de março de 2024

Expedição teve por objetivo agregar valores culturais às equipes envolvidas

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu no último sábado, dia 09 de março, Expedição Pedagógica ao Mercado Municipal e Museu Afro Brasil em São Paulo. O evento que envolveu oitenta e sete participantes entre Gestores, Coordenadores, Professores, Monitores e Funcionários da Rede Municipal de Ensino foi idealizado pela Coordenadora Geral do Ensino Fundamental Adriana Eloisa Cancian Pinto.

A expedição iniciou por um dos tradicionais pontos gastronômicos da capital, o Mercado Municipal de São Paulo, conhecido por muitos apenas como Cantareira ou Mercadão. Dentro da arquitetura esplêndida que foi projetada pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, é possível encontrar verduras, legumes e frutas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados.

O prédio – que ocupa um espaço de 12.600m² de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. (Fonte: mercadomunicipalsp)

O passeio teve continuidade com a visita ao Museu Afro Brasil Emanuel Araujo, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera. O Museu conserva, em 11.000m², um acervo com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano. (Fonte: museuafrobrasil)

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO