VACINAÇÃO COVID-19 – Horário estendido para vacinação na quarta feira, dia 29 de Junho

24 de junho de 2022

A vacina evita complicações decorrentes da infecção e da doença

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre o horário estendido para vacinação contra a COVID-19 na sala de Vacina do Posto de Saúde do Bairro Santa Inês.

Com a chegada dos meses frios do ano, naturalmente há aumento na incidência de doenças respiratórias, como gripe e COVID-19. A única maneira de evitar complicações recorrentes das doenças respiratórias é com a vacinação.

Manter em dia o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde é importante para prevenir complicações da COVID-19. Confira no seu cartão de vacina contra a COVID-19, a data para tomar as doses necessárias, respeitando sempre os períodos entre uma dose e outra.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Saúde informa que, no próximo dia 29 de Junho, a Sala de Vacinação do Posto de Saúde do Bairro Santa Inês, terá horário de atendimento estendido de vacinação contra a COVID-19.

A Sala de Vacina funcionará até as 20h. Aproveite a oportunidade e deixe seu esquema vacinal contra a COVID-19 em dia!

A importância da vacinação

A vacinação é a melhor forma de erradicar doenças e conter a propagação de micro-organismos nocivos à saúde. Quem se vacina diminui as chances de contrair a enfermidade e ainda protege seus amigos e familiares, pois diversas doenças infecciosas são transmitidas por contato ou pelo ar. A vacinação é o motivo pelo qual diversas doenças graves e sem cura estão hoje sob controle ou foram extintas. Com o público vacinado, conteremos a circulação dos vírus no país e, assim, reduziremos as complicações decorrentes das doenças, a sobrecarga dos serviços de saúde, internações e óbitos.

Mantenha sua Carteira de Vacinação

A carteira/caderneta de vacinação é um documento recebido pelos pais/responsáveis já nos primeiros dias de vida do cidadão e o acompanha por toda sua vida, nela ficam registradas todas as doses de vacinas já recebidas e também a datas previstas para recebimento de reforços ou outras doses de algumas vacinas. A caderneta de vacinação é um documento que deve ser mantido em dia, sendo comum ser solicitada por empresas e escolas, além de também ser necessário, sua apresentação, para participação em programas sociais e, em outros casos recomendada para realização de viagens à lugares mais suscetíveis a doenças específicas.

Veja o procedimento no caso tenha perdido seu cartão

Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.

Dúvidas frequentes:

Perdi a data que estava marcada para as doses de reforço, o que devo fazer?

Não importa quanto tempo se passou, você pode ir a qualquer uma das unidades de vacinação contra a COVID-19 e se vacinar.

Perdi meu cartão da vacinação contra a COVID-19, posso me vacinar?

Sim, basta comparecer em uma das unidades de vacinação, pois as unidades possuem acesso a base de dados do SUS, onde constam todas as doses recebidas por cada indivíduo.

Tive COVID-19, mesmo assim preciso tomar as doses de reforço?

Sim, é muito importante que tome para evitar novas infecções da COVID-19 e evitar a propagação do vírus na comunidade. Mas atenção, você deve aguardar 30 dias para tomar a vacina após a data dos primeiros sintomas.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.