Semana Mundial do Meio Ambiente

01 de junho de 2023

Soluções para a poluição plástica

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, informa sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente.

A Semana Mundial do Meio Ambiente, acontece sempre nos dias que antecedem o dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data foi criada em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para discutir os impactos da ação humana na natureza e os riscos para sua sobrevivência.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal meio das Nações Unidas sensibilizar as pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente. Celebrado anualmente desde 1974, tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam da comemoração a cada ano. Grandes corporações, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam esse marco do Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.

Semana Mundial do Meio Ambiente 2023

A República de Côte d'Ivoire (também conhecida por Costa do Marfim) será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, celebrado em 5 de junho, com o tema “Soluções para a poluição plástica”.

"O flagelo da poluição plástica é uma ameaça visível que afeta todas as comunidades ao redor do mundo", disse Jean-Luc Assi, Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República de Côte d'Ivoire.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano será apoiado pelo Governo da Holanda, que é um dos países que está tomando medidas ambiciosas com relação a todo o ciclo de vida do plástico. É um dos signatários do Compromisso Global da Nova Economia do Plástico e membro da Parceria Global sobre Poluição Plástica e Lixo Marinho. É também membro da High Ambition Coalition, que convoca um instrumento internacional forte e ambicioso, juridicamente vinculante, para combater a poluição por plásticos.

Com a ciência e as soluções disponíveis para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem escalar e acelerar as ações para resolver esta crise. Isto ressalta a importância deste Dia Mundial do Meio Ambiente na mobilização de ações transformadoras a partir de todos os cantos do mundo.

(fonte: United Nations Environment Programme https://www.unep.org/pt-br)

Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de Junho

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente visa à conscientização das pessoas e entidades diversas para a necessidade de uma visão sistêmica sobre o meio ambiente e a importância da garantia da conservação dos seus recursos.

Observamos diariamente o quanto são visíveis às mudanças climáticas em função da alteração do ambiente natural e a interferência do ser humano nesse meio, sem a preocupação de possíveis consequências irreversíveis dos problemas ambientais causados, podendo acarretar na escassez de recursos naturais fundamentais para a vida no Planeta e até mesmo o esgotamento de recursos não renováveis.

Sendo assim, espera-se que as sociedades mundiais se informem sobre os impactos do homem sobre o meio ambiente e adquiram uma postura mais consciente sobre o uso de recursos e suas ações, desde as mais simples, como jogar o lixo em locais adequados e outras pequenas ações que, se somadas, podem fazer a diferença no final. Além disso, são esperadas ações das entidades governamentais e privadas no sentido de proteger e preservar cada vez mais o meio ambiente e os recursos naturais.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 2º andar, Centro, ou através do telefone (19) 3097-1000 ramal 1008.