Agosto Dourado – Mês de incentivo à amamentação

SAÚDE
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    19 de agosto de 2025

Campanha de 2025 tem como tema: "Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis"

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre o Mês “Agosto Dourado” – Mês de incentivo à amamentação.

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado", porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico.

O “Agosto Dourado” tem início com a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

No início dos anos 90, a Organização Mundial de Saúde, juntamente com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em um encontro, gerou o documento “Declaração de Innocenti”, que a partir de 1992, deu origem as primeiras campanhas de incentivo ao aleitamento materno, definidas e coordenadas pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA).

Anualmente, é a WABA quem define o tema a ser explorado e produz materiais que, atualmente, são traduzidos em 14 idiomas.

 

Campanha 2025

Fonte: www.agostodourado.com

Em 2025, o foco volta a estar no meio ambiente e nas mudanças climáticas. Amamentar é um ato ecológico foi tema da campanha do IBFAN Rio em 1992, e tema das Semanas Mundiais de 1997 - Breastfeeding: Nature’s Way / Amamentar é um Ato Ecológico, 2020 - Support breastfeeding for a healthier planet / Apoiar a Amamentação para um planeta mais saudável.

A campanha destaca a importância de priorizar o aleitamento por meio da construção de sistemas de apoio robustos e sustentáveis. Um ambiente de apoio à amamentação não só beneficia as famílias, mas também reduz significativamente o impacto ambiental associado à alimentação artificial. O #agostodourado desse ano busca conectar atores em todos os níveis envolvidos no suporte ao aleitamento para criar redes de apoio resilientes e sustentáveis – uma cadeia de calor*.

 

Também destacaremos as Metas de Nutrição da Assembleia Mundial da Saúde (AMS) para 2025:

 

Alimentação infantil META 5

Aumentar a taxa de amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses até pelo menos 50%. E para 2030: ter 70% dos lactentes aos 6 meses em amamentação exclusiva.

(#CadeiaDeCalor = #Warmchain: se contrapondo a “rede de frio” (das vacinas), seria uma corrente cálida ou rede de acolhimento, ou seja, Linha de Cuidado de apoio ao aleitamento. Essa articulação entre os vários níveis de assistência à saúde é o que chamamos também de “Continuum” que coloca a tríade mãe-pai-bebê no foco da atenção e segue a cronologia dos primeiros 1.000 dias).

 

Objetivos da SMAM 2025

1. Informar as pessoas sobre o seu papel na criação de ambientes de apoio e sustentáveis para o aleitamento.

2. Estabelecer o apoio contínuo ao aleitamento como um componente vital para a criação de um ambiente sustentável.

3. Engajar indivíduos e organizações para aprimorar a colaboração e o suporte ao aleitamento.

4. Mobilizar ações para conectar sistemas de apoio ao aleitamento, contribuindo para um ambiente mais sustentável.

 

Importância do Leite Materno

As atividades do “Agosto Dourado” buscam defender e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos ou mais de idade.

A Semana Mundial da Amamentação abre o Agosto Dourado: Voltando-se para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38% das crianças são amamentadas de maneira exclusiva com o leite materno e em demanda livre até o sexto mês de vida. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 9% das crianças se beneficiam do aleitamento materno exclusivo ao longo desses seis meses iniciais de vida. Melhorar os índices de aleitamento materno, além de ajudar na qualidade de vida das crianças, também reduz a desnutrição e a mortalidade infantil no Brasil.

 

Confira a programação de ações elaboradas para o mês, voltadas ao Agosto Dourado:

Data: 11 de agosto - segunda-feira

Horário: 07h

Local: SOS Bebê

Roda de Conversa: Amamentação: Incentivo, Orientação e Apoio

Responsáveis: Renata Calchi - Enfermeira

Charlene Janaína M. O. Marchiori - Fonoaudióloga

Thais Macarenco - Dentista

 

Data: 12 de agosto – terça-feira

Horário: 09h

Local: CRAS Primavera

Palestra: "Cem Primeiros Dias de Vida: Um Compromisso com a Primeira Infância + Agosto Dourado”

Palestrante: Emília Helena Moisés dos Santos - Agente Conuinitária de Saúde

 

Data: 12 de agosto – terça-feira

Hortário: 08h30

Local: ESF Saulo

Palestra: “Importância do aleitamento materno”

Palestrante: Amanda Ceratti - Enfermeira

 

Data: 16 de agosto - sábado

Horário: 09h

Local: Praça Rui Barbosa

Mobilização sobre importância da Primeira Infância + Agosto Dourado

 

Data: 18 de agosto - segunda-feira

Horário: 09h

Local: CRAS Empyreo

Palestra: "O sucesso da amamentação não depende somente da mulher que amamenta, e sim de toda rede de apoio

Palestrante: Simone Cristina Gabolli Mendes - Enfermeira

 

Data: 19 de agosto – terça-feira

Horário: 08h30

Local: ESF Saulo

Palestra: “As fases do Aleitamento Materno”

Palestrante: Amanda Ceratti - Enfermeira

 

Data: 19 de agosto – terça-feira

Horário: 12h

Local: EAP Sumaré

6º Encontro de Gestantes

Palestra: “O ato de amamentar Vale Ouro”

Palestrante: Solange de Fatima Padilha dos Santos - Enfermeira

 

Data: 21 de agosto – quinta-feira

Horário: 09h30

Local: EAP João Leme

Palestra: “Importância do Aleitamento materno”

Palestrante: Geisa Zacariotto - Fonoaudióloga/ Consultora em amamentação

 

Data: 26 de agosto – terça-feira

Horário: 09h30

Local: ESF Palmeiras

Roda de Conversa: Agosto Dourado

Facilitadores: Érica Joceli Bueno - Enfermeira

                         Mariana Carraro Alonso - Enfermeira

 

Data: 27 de agosto – quarta-feira

Horário: 13h30

Local: ESF Quaglia

Palestra: “Do ventre ao peito: Uma troca de vivências”

Palestrante: Ana Letícia Tessaro da Cruz

 

Data: 31 de agosto - domingo

Horário: 09h

Local: Praça “Antonio Blaske” - Jardim Empyreo

Domingo na Praça com Brincadeiras, Esportes, orientações sobre a Primeira Infância e ações do Agosto Dourado

 

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3097-1010.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar