Agosto Dourado – Mês de incentivo à amamentação

10 de agosto de 2023

Campanha de 2023 tem como tema: Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre o Mês “Agosto Dourado” – Mês de incentivo à amamentação.

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado", porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico.

O “Agosto Dourado” tem início com a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

No início dos anos 90, a Organização Mundial de Saúde, juntamente com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em um encontro, gerou o documento “Declaração de Innocenti”, que a partir de 1992, deu origem as primeiras campanhas de incentivo ao aleitamento materno, definidas e coordenadas pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA).

Anualmente, é a WABA quem define o tema a ser explorado e produz materiais que, atualmente, são traduzidos em 14 idiomas.

Esse ano, a WABA definiu o tema “Enabling breastfeeding: Making a difference for working parents”, que no Brasil, foi adaptado, pelo Ministério da Saúde que é o responsável desde 1999, como: “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham”.

Campanha 2023

A #SMAM2023 terá como foco a amamentação e o emprego/trabalho. Ele mostrará o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação através das lentes dos próprios pais. Público-alvo, incluindo governos, formuladores de políticas, locais de trabalho, comunidades e pais, serão envolvidos para desempenhar seus papéis críticos no fortalecimento das famílias e na manutenção de ambientes favoráveis ​​à amamentação na vida profissional pós-pandemia.

(Fonte:https://www.ibfan.org.br/ - International Baby Food Action Network - Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar)

Objetivos da Campanha 2023

Informar: pessoas sobre as perspectivas dos pais que trabalham sobre a amamentação e parentalidade;

Âncora: licença remunerada ideal e apoio no local do trabalho como ferramentas importantes para permitir a amamentação;

Envolver: com indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho;

Galvanizar: ação para melhorar as condições de trabalho e apoio relevante para a amamentação.

Importância do Leite Materno

As atividades do “Agosto Dourado” buscam defender e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos ou mais de idade.

A Semana Mundial da Amamentação abre o Agosto Dourado: Voltando-se para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38% das crianças são amamentadas de maneira exclusiva com o leite materno e em demanda livre até o sexto mês de vida. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 9% das crianças se beneficiam do aleitamento materno exclusivo ao longo desses seis meses iniciais de vida. Melhorar os índices de aleitamento materno, além de ajudar na qualidade de vida das crianças, também reduz a desnutrição e a mortalidade infantil no Brasil.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.