Campanha Estadual contra a Tuberculose coletou 241 amostras no total, em Leme

SAÚDE
    03 de abril de 2025

Dos 132 exames liberados até o momento, nenhum foi positivo

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa os resultados da Campanha Estadual de Prevenção à Tuberculose, realizada entre os dias 17 e 31 de março de 2025 em todas as unidades de saúde da rede pública municipal, e que teve o objetivo de orientar a população quanto à importância do tratamento precoce, seus sintomas e formas de transmissão da doença.

Neste período foram coletadas 241 amostras. Até o momento foram liberados 132 resultados, todos negativos. Os demais exames serão entregues ainda no mês de abril.

 

A Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.

 

Sinais e sintomas mais frequentes

- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus;

- Cansaço excessivo e prostração;

- Febre baixa geralmente no período da tarde;

- Suor noturno;

- Falta de apetite;

- Emagrecimento acentuado;

- Rouquidão.

 

Prevenção e tratamento

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

 

Os atendimentos continuam

Importante ressaltar que, mesmo com o fim da campanha, os atendimentos continuam na rede pública municipal. O paciente passa por consulta médica para solicitar o exame de escarro e agendar a entrega no laboratório.

A segunda etapa da campanha estadual será realizada no município no mês de setembro.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CSII, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, ou pelo telefone 3097-1015.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar