CAVET promoveu evento gratuito de microchipagem de cães e gatos

MEIO AMBIENTE
    27 de fevereiro de 2025

Ao todo, 160 animais foram microchipados em evento ocorrido no Parque Ecológico Mourão

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, apresenta os resultados do 1º Evento de Microchipagem de cães e gatos.

No dia 23 de fevereiro, domingo, aconteceu o “1º Evento de Microchipagem Pet, no Parque Ecológico Mourão, o popular “Bosque de Leme”.

O evento reuniu os profissionais do CAVET - Centro de Atendimento Veterinário da Prefeitura, funcionários da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Núcleo de Zoonoses além de entidades e empresas locais que apoiaram o evento.

Ao todo, foram aplicados 160 microchips, sendo 45 em gatos e 115 em cães.

“Ficamos satisfeitos com a adesão da população que se conscientizaram da importância em identificar seus pets” ressaltou o Secretário do Meio Ambiente, Rafael Alves de Carvalho Almeida.

 

O que é microchipagem?

A microchipagem é um procedimento simples e seguro em que um minúsculo chip, do tamanho de um grão de arroz, é implantado sob a pele do animal, na região próxima ao pescoço. Esse  microchip contém um código numérico exclusivo, funcionando como uma "identidade" para o pet.

O objetivo principal da microchipagem é ajudar a identificar e localizar animais de estimação caso eles se percam. O código do chip pode ser lido por um scanner especial, que mostra o número de identificação que ajudará na obtenção das informações do dono do pet, permitindo que ele seja devolvido rapidamente.

A microchipagem é um método eficiente para a segurança dos animais e é amplamente utilizado em diversos países, sendo recomendada para cães, gatos e até outros tipos de animais de estimação. “O 1º Evento de Microchipagem Pet visa promover a identificação segura e permanente dos animais de estimação, incentivando os donos a adotarem essa prática essencial para a segurança dos seus pets”, explica o Dr. Breno Rafael Ponpeo veterinário do CAVET - Centro de Atendimento Veterinário da Prefeitura de Leme.

 

O Evento de Microchipagem Pet, que é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, faz parte de um conjunto de ações que têm por objetivo a identificação permanente dos pets.

“A implantação do micro-chip não apresenta riscos para o animal e é indolor. O microchip é uma alternativa às coleiras ou plaquinhas, pois ele não pode ser perdido, removido ou danificado, garantindo que o pet tenha uma identidade segura por toda a vida”, reforça Dr. Breno.

A microchipagem é uma medida de identificação muito importante para todos os proprietários de pets. Sabemos que eles são considerados membros da família, e a perda deixa todos tristes. Com a implantação dos microchips, as famílias conseguem encontrar seus companheiros caso eles escapem ou se percam.

“Para aqueles que não conseguiram levar seus pets para colocar o chip no domingo, o CAVET continua oferecendo essa oportunidade, lembrando que o chip é totalmente gratuito, basta agendar que seu pet será atendido e colocarão o chip de identificação nele”, conclui o Secretário do Meio Ambiente, Rafael Alves de Carvalho Almeida.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no CAVET, localizado na Avenida Joaquim Lopes Aguila, 3820 - Jardim Juana, telefone 3097-1000 ou  na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 2º andar - Centro  telefone 3097-1000.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar