12 de Junho - “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    07 de junho de 2023

Não leve na brincadeira, Trabalho Infantil É Crime! Denuncie!!

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

O dia 12 de junho é marcado como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

Desta forma a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar irá realizar a Semana de Conscientização Contra o Trabalho infantil, tendo como objetivo conscientizar a população, prevenir, orientar, combater e informar sobre o trabalho de proteção e acompanhamento disponível na rede de atendimento, além da importância da participação do cidadão em relação as denúncias, não se calando e não sendo conivente com situações que agridem os direitos da criança e do adolescente, previstos inclusive, em Lei.

“Queremos convocar todos: família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos universidades, mídia, para assumirem o compromisso no enfrentamento ao trabalho infantil, promovendo e se responsabilizando para o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente” ressalta Josiane Pietro, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social .

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO

DIA: 12/06/2023

Horário: 14H

Caminhada – Todos Contra o Trabalho Infantil, por uma infância digna, respeitando os direitos da criança e do adolescente.

Saída: Saída da Praça Dr. José De Queiroz em frente a E.E Prof. Maria Joaquina de Arruda até a Praça Rui Barbosa, com diversas apresentações culturais.

Dia: 13/06/2023

Horário: 14H

Tema: "O Papel da Comissão do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Leme, no Combate ao Trabalho Infantil.

Local: ACIL

Palestrante: Flavia Regina Anversa – Psicóloga do PETI

Dia: 13/06/2023

Horário: 15H

Tema: O Papel do Programa Jovem Aprendiz, no Combate ao Trabalho Infantil.

Local: ACIL

Palestrante:  Carmo Roberto Galdino – Psicólogo da Guarda Mirim

Dia: 14/06/2023 –

Horário: Manhã: às 10H e às 11H30/ Tarde: às 13H30 e às 14H30

Tema: Conhecendo o Trabalho Infantil, rede de apoio, Comissão do PETI e Programa Jovem Aprendiz

Local: E.E. Orlando Leme Franco

Dia: 14/06/2023 – 09H

Horário: 09H

Tema: O Papel do Programa Jovem Aprendiz e A importância do Trabalho da Guarda Mirim de Leme

Local: Centro de Referência do Adolescente - CRA

Palestrante:  Carmo Roberto Galdino – Psicólogo da Guarda Mirim

Dia: 15/06/2023

Horário: Manhã: às 10H e às 11H30/ Tarde: às 13H30 e às 14H30

Local: E.E. Pedro Celestino Tonolli

Dia: 16/06/2023

Tema: A problemática do Trabalho Infantil nas Ruas

Local: CRAS Eloisa

Palestrantes: Membros da Comissão Municipal do PETI

Dia: 16/06/2023

Horário: 09H

Tema: Conhecendo o Trabalho Infantil ou outro tema

Local: Centro de Referência da Criança – Jd. Bonsucesso

Palestrantes: Membros da Comissão Municipal do PETI

Período: 12/06 a 16/06/2023

Horário: 11H e 17H

Blitz Educativa em Semáforos e Ruas da Cidade – Mobilização da Sociedade para importância do Combate ao Trabalho Infantil em pontos estratégicos.

Guarda Municipal, Comissão do PETI, CREAS e Conselho Tutelar

Apresentação Cultural

Para Denunciar:

Disque 100 - Disque Direitos Humanos: a ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima, disponível 24 horas.

Conselho Tutelar – 3571.6338

Centro de Referência Especializado de Assistência Social –3571.8784.

Polícia Civil – 197

Polícia Militar – 190

Guarda Civil Municipal – 153

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada a Rua Coronel João Franco Mourão, 308 – Centro ou através do telefone 3573.6040.