12 DE JUNHO - “DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL”

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    06 de junho de 2024

Não leve na brincadeira, trabalho infantil é crime! Denuncie!!

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

O dia 12 de junho é marcado como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

Desta forma a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com CREAS, CMDCA, Comissão do PETI e Conselho Tutelar irá realizar a Semana de Conscientização Contra o Trabalho infantil, tendo como objetivo conscientizar a população, prevenir, orientar, combater e informar sobre o trabalho de proteção e acompanhamento disponível na rede de atendimento, além da importância da participação do cidadão em relação as denúncias, não se calando e não sendo conivente com situações que agridem os direitos da criança e do adolescente, previstos inclusive, em Lei.

“Queremos convocar todos: família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos universidades, mídia, para assumirem o compromisso no enfrentamento ao trabalho infantil, promovendo e se responsabilizando para o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente” ressalta Erica Regina Fabris, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social .

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO

Data: 10/06/2024 – 14h

Tema: O Papel do Programa Jovem Aprendiz, no Combate ao Trabalho Infantil e o Trabalho da Guarda Mirim

Local: Centro de Referência do Adolescente - CRA

Palestrante:  Carmo Roberto Galdino – Psicólogo da Guarda Mirim

Data: 10/06/2024 – 18h30

Tema: O papel da rede de ensino no enfrentamento ao trabalho infantil

Local: Centro Integrado Educacional “Kamal Taufic Nacif”

Palestrantes: Equipe do CREAS, Conselho Muncipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar

Data: 11/06/2024 – 9h

Palestra: Todos Contra o Trabalho Infantil, por uma infância digna.

Local: Centro de Referência da Criança – Jd. Bonsucesso

Palestrante: Flavia Regina Anversa – Psicóloga

Data: 11/06/2024 – 18h30

Tema: O papel da rede de ensino no enfrentamento ao trabalho infantil

Local: Centro Integrado Educacional “Kamal Taufic Nacif”

Data: 12/06/2024 – 14h

CAMINHADA

Local: Saída da Praça Dr. José De Queiroz em frente a E.E. Prof. Maria Joaquina de Arruda até a ACIL.

Data: 12/06/2024 – 14h30

Local: ACIL

Tema: Todos Contra o Trabalho Infantil, por uma infância digna, respeitando os direitos da criança e do adolescente, com apresentação Cultural do CRAS Palmeiras.

Palestrante: Luís Carlos de Paula Júnior – Presidente da Comissão do PETI e Equipe do Núcleo de Medida Sócio-Educativa do CREAS

Data: 13/06/2024 – 9h

Palestra: "O Papel da Comissão do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Leme, no Combate ao Trabalho Infantil.

Local: CRAS Palmeiras

Palestrante: Luís Carlos de Paula Júnior – Presidente da Comissão do PETI

Data: 14/06/2024 – 14h

Palestra: Conhecendo o Trabalho Infantil e o Papel da Rede de Apoio

Palestrante: Flavia Regina Anversa, Luís Carlos de Paula Júnior e Ana

Local: CRAS Primavera

Data: 14/06/2024 – 9h

Tema: A problemática do Trabalho Infantil nos Semáforos da Cidade.

Palestrantes: Membros da Comissão Municipal do PETI e da Rede de Proteção.

Local: Guarda Mirim de Leme

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada a Rua Coronel João Franco Mourão, 308 – Centro ou através do telefone 3097-1068.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME