22 de março - Dia Mundial da Água

21 de março de 2024

Tema para 2024 é: “A Água nos Une, o Clima nos Move”

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria do Meio ambiente, informa sobre o Dia Mundial da Água.

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, tem como finalidade principal a reflexão e conscientização sobre esse recurso natural, indispensável para a manutenção da vida de todas as formas de vida, sejam elas aquáticas ou terrestres, animais ou vegetais; valioso no dia a dia das pessoas para suprir suas necessidades básicas como alimentação, saúde e higiene e também de grande importância para as atividades industriais na produção de alimentos e bens de consumo.

Mesmo sendo um recurso indispensável à vida, a água é um bem finito que vem sofrendo com a poluição e degradação da sua qualidade, acarretando prejuízos aos usos diversos e ao habitat que ela é. As principais formas de poluição da água que podem ser citadas, são as ocasionadas pelo lançamento de efluentes sanitários e industriais, sem tratamento prévio, poluição por defensivos e outros produtos agrícolas, poluição por fontes difusas, resíduos sólidos domésticos (lixo) e industriais, dentre outras.

As legislações vigentes atualmente, têm a finalidade, dentre outras, de frear a poluição indiscriminada, ajudando a melhorar e/ou manter a qualidade dos rios e córregos que recebem os efluentes de esgotos tratados.

Além disso, muito se tem falado sobre o uso racional da água nas atividades industriais e domésticas, de forma que se desempenhem essas atividades de forma sustentável, reduzindo o uso dos recursos naturais.

Em casa, todos podem contribuir, adotando hábitos simples, como por exemplo:

· banhos rápidos;

· manter a torneira da pia fechada enquanto se ensaboam as louças;

· abrir a torneira o mínimo ao escovar os dentes;

· reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar áreas externas da casa, calçadas e veículos;

· não fazer barba durante o banho;

· verificar vazamentos nos encanamentos e goteiras nas torneiras.

O tema é abordado nas escolas, como forma de sensibilizar as crianças desde cedo para que a prática seja uma rotina em sua vida.

Lembramos que, a preservação da água e dos recursos hídricos é garantir a disponibilidade para todos. O uso indiscriminado e inconsequente da água, aliado à ausência de infraestruturas básicas para abastecimento de água e tratamento de esgoto, prejudicam o acesso universal dos cidadãos à agua potável de qualidade.

1ª Caminhada e Pedal Ecológico ao Memorial da Água

Em comemoração ao Dia Mundia da Água, a Secretaria do Meio Ambiente, SAECIL, CODEL, Rotary Cluyb de Leme e Sicoob Crediacil, realizarão no dia 23 de março, sábado, a partir das 07h30, a 1ª edição da Caminhada e Pedal Ecológico ao Memorial da Água.

O objetivo do projeto Caminhada e Pedal Ecológico para o Manancial das Águas é promover a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade local na preservação e conservação dos recursos hídricos, através da realização de caminhadas educativas até o manancial, proporcionando experiências imersivas na natureza, atividades de educação ambiental e sensibilização sobre a importância da proteção dos recursos naturais para a sustentabilidade do ecossistema local.

“Durante essas caminhadas, teremos a oportunidade não apenas de contemplar a natureza em seu estado mais puro, mas também de aprender sobre os desafios que enfrentamos na preservação desses preciosos recursos” enfatiza o Secretário do Meio Ambiente, José Carlos Cremasco.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 2º andar, centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1008.