25 de Julho – Dia Nacional do Escritor

CULTURA E TURISMO
    18 de julho de 2023

Vários mundos e universos podem ser encontrados na Biblioteca Municipal, no meio do seu acervo literário

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa sobre o dia Nacional do Escritor.

Em 25 de Julho de 1960, no Rio de Janeiro, aconteceu o I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE). Uma portaria do então Ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido (1904-1947), assinada dias antes do evento, em 21 de Julho, instituiu o dia do inicio do Festival, como também, o dia nacional do escritor.

O objetivo da data é ressaltar a importância do trabalho desses profissionais, que através da escrita têm o poder de transmitir conhecimento, cultura, contar histórias, criar personagens marcantes, tecer universos poéticos, entreter e transformar não só as pessoas, mas também o mundo por meio da palavra escrita.

Ao escrever um livro, o escritor, tem a oportunidade de compartilhar todos os sentimentos e emoções para as pessoas que forem ler seus escritos. O universo da literatura brasileira conta com grandes nomes, alguns destes, reconhecidos internacionalmente, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado e Guimarães Rosa.

A Biblioteca Municipal de Leme, possui um grande acervo, repleto de escritores, brasileiros ou não, com conteúdo que vai desde o infantil, passando pelo infanto-juvenil até o adulto, além de funcionários capacitados para indicar livros para leitura para todos os públicos.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Carolina de Moura Hildebrand” localizada na Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 - Centro - Leme, ou através do telefone 3571-7100.