“Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o Autismo”

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    30 de março de 2023

“Mais informação, menos preconceito” é o tema de 2023

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa sobre o “Abril Azul – Mês de Conscientização Sobre o Autismo”.

A data, estabelecida em 2.007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores. As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.

Sintomas:

De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:

• ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
  • o paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
  • domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.

Tratamento:

O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.

(fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde)

Durante todo o mês de abril, teremos vários eventos e palestras, envolvendo as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação e também a Anhanguera Educacional e o grupo “Coração Azul”.

Dia 03/04/2023 – segunda-feira

Horário: 13h30

Blitz Educativa nas ruas centrais da cidade “Campanha Mais informação, menos preconceito”

Local: Centro

Data: 05/04/2023 – quarta-feira

Horário: 19h30

Palestra Autista e suas famílias: respondendo aos seus desafios.

Palestrantes: Maria Elisa Granchi Fonseca

Dia:06/04/2023  - quinta-feira

Horário: 19h30

“Transtorno do espectro autista: sinais do desenvolvimento atípico e como realizar uma inclusão social de verdade.”

Local: Anfiteatro da Faculdade Anhanguera Leme - R. Waldemar Silenci, 340 - Cidade Jardim

Convidados: Ana Carolina de Oliveira Espanha Romeiro

Aberta ao público.

Dia: 10/04/2023 - segunda-feira

Horário: 18h30 à 19h30

Palestra: Fonoaudiologia e TEA: Do conhecimento à Intervenção. Temas que serão abordados: O que é TEA? Quais são os primeiros sinais? Como o profissional da Fonoaudiologia atua?

Local: on-line endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8531096025857966

Palestrante: Karina Faraco Corrêa

Dia: 11/04/2023 – terça-feira

Palestra “Autismo na Comunidade”

CRAS Eloisa - R. Eufrosino Corrêa, 428 - Jd. Eloisa

Palestrantes: Josiane Bardeja e Juliane Carreira

Data: 12/04/2023 - quarta-feira

Roda de conversa sobre o Livro: “O que me faz Pular”

Local: CEAPRO - R. João Batista Prado, 101 - Centro

Palestrantes: Rafaela Lima e Patrícia Orlando Bacciotti

Público: Coordenadores da Educação Infantil e Fundamental

Dia: 15/04/2023 - sábado

Horário: 9h30

Caminhada de Conscientização do Autismo

Saída da Praça Dr. José de Queiroz (Praça da Escola Maria Joaquina) até a Praça Manoel Leme, antiga estação FEPASA

Dia 18/04/2023 – terça-feira

Horário: 8h00

Palestra: Desmistificando o TEA - Conscientização aos Profissionais sobre o “Cuidado com o Portador de TEA”

Palestrante: Thiene Rocha Bersan Felippette

Dia 20/04/2023 – quinta-feira

Horário: 13h30

Palestra: Desmistificando o TEA/Conscientização aos Profissionais sobre o “Cuidado com o Portador de TEA”

Palestrante: Thiene Rocha Bersan Felippette

Dia 25/04/2023 – terça-feira

Palestra: “O papel da comunidade no desenvolvimento da Pessoa com Autismo”

CRAS Empyreo - R. Cicera Sueli de Andrade, 120 - Jd. Empyreo

Palestrantes: Fernanda Hossri, Josiane Bardeja e Juliane Carreira

Durante do Mês de Abril

Local: Escolas Municipais

Visitas nas escolas em parceria com profissionais do CAPTE

Tema: Funcionamento, proposta e atendimentos

Palestrantes: Rafaela Lima e Patrícia Orlando Bacciotti e Profissionais que atendem no CAPTE

Público: Professores

Informações adicionais podem ser adquiridas no Centro de Referência da Pessoa com Autismo, localizado na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 340 – Jardim Bela Vista, ou através do telefone 3555-1448. .