BOLETIM Nº 013/2020 – CORONAVÍRUS

31 de março de 2020

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa a população sobre o Covid-19.

Leme notificou 25 (vinte e cinco) casos suspeitos, que aguardam resultados de exames, junto ao Ministério de Saúde até o presente momento. Na Santa Casa de Misericórdia de Leme existem 06 (seis) pacientes que estão dentro dos critérios para o coronavírus. Os 06 (seis) pacientes se encontram estáveis e em isolamento. Na rede privada de saúde se encontra 01 (um) paciente com sintomas e dentro dos critérios para o coronavírus, o paciente se encontra estável e em isolamento. Os demais pacientes com casos suspeitos encontram-se em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

A Santa Casa de Misericórdia de Leme informa que 5 (cinco) óbitos estão em investigação para Covid-19. Por recomendação do Governo do Estado de São Paulo, através da Resolução SS-28, qualquer pessoa que der entrada no sistema de saúde com síndrome respiratória aguda, ela entrará como caso suspeito, consequentemente se ocorrer o óbito, esse será investigado. O protocolo para internação com síndrome respiratória aguda grave: Frequência Respiratória maior que 24; Sat O2 menor que 93%; febre por mais de 3 dias e falta de ar, esses são os critérios para internação.

Uma mulher de 75 anos, apresentou quadro com doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial sistêmica.

Uma mulher de 85 anos, quadro de diabete e acamada há vários anos.

Uma mulher de 67 anos, com infecção urinária, porém sem apresentar critérios para Covid-19.

Um homem de 33 anos, que estava internado há alguns dias, veio a óbito em virtude de complicações pulmonares devido a imunossupressão, que entrou no protocolo em razão dos sinais e sintomas apresentados na internação.

Uma mulher de 64 anos, que estava internada há alguns dias, veio a óbito em decorrência de causa cardiológica. O exame de tomografia de tórax foi realizado e o resultado estava dentro da normalidade, porém, como estava em protocolo de Covid-19, a Santa Casa realizou os exames e aguarda os resultados.

Os cinco pacientes vieram a óbito na Santa Casa de Misericórdia e entram no quadro de óbitos suspeitos, em virtude do protocolo preconizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Foram realizados os exames para Covid-19 e H1N1 e a Santa Casa aguarda os resultados.

Salientamos que a recomendação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo é que só devem ser contabilizados como suspeitos os casos que apresentem critérios de coronavírus graves e necessitem ser hospitalizados. Segundo as recomendações os casos descartados não serão mais contabilizados. Vale salientar ainda, que aqueles pacientes que apresentarem critérios leves, recebem o atendimento e são orientados quanto ao isolamento social em suas residências.

A Secretaria de Saúde está seguindo todas as orientações do Ministério de Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Pedimos à população que intensifique as medidas e ações de prevenção ao Coronavírus, a fim de impedir a disseminação da doença.

A Prefeitura do Município de Leme é responsável apenas pela coleta de amostras de casos suspeitos. As amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que é a referência do Governo do Estado de São Paulo, para análises e resultados de exames. Devido a grande demanda que ocorre no Estado de São Paulo, os resultados estão demorando mais tempo para serem liberados.

Não saia de casa e evite locais com aglomeração de pessoas. Na rua você está exposto ao coronavírus. O isolamento social é o melhor método de combater a doença. Fique em casa, cuide de você, da sua família e de seus amigos. Você em casa, ajudará a combater o coronavírus e a evitar que pessoas morram.

Fique em casa, proteja-se!

Com o apoio de todos, o Brasil vai enfrentar e vencer o Covid-19.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE