BOLETIM Nº 026/2020 – CORONAVÍRUS

15 de abril de 2020

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa a população sobre o Covid-19.

Leme notificou 41 (quarenta e um) casos suspeitos, que aguardam resultados de exames, junto ao Ministério de Saúde até o presente momento. Na Santa Casa de Misericórdia de Leme existem 02 (dois) pacientes que estão dentro dos critérios para coronavírus, sendo que os 02 (dois) paciente se encontram na Unidade de Terapia Intensiva, sendo 01 (um) entubado. Os demais pacientes com casos suspeitos encontram-se em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria de Saúde confirmou 3 (três) casos, sendo 2 (dois) óbitos por Covid-19. Outros 6 (seis) óbitos estão em investigação para Covid-19. Por recomendação do Governo do Estado de São Paulo, através da Resolução SS-28, qualquer pessoa que der entrada no sistema de saúde com síndrome respiratória aguda, ela entrará como caso suspeito, consequentemente se ocorrer o óbito, esse será investigado. O protocolo para internação com síndrome respiratória aguda grave: Frequência Respiratória maior que 24; Sat O2 menor que 93%; febre por mais de 3 dias e falta de ar, esses são os critérios para internação.

Em virtude do protocolo, foram colhidos exames de todos os óbitos, que aguardam resultados junto ao Instituto Adolfo Lutz, portanto, são considerados suspeitos para Covid-19.

Enquanto os exames não forem analisados pelo IAL, não serão mais publicados os dados dos óbitos, em virtude de não expor as famílias.

Salientamos que a recomendação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo é que só devem ser contabilizados como suspeitos os casos que apresentem critérios de coronavírus graves e necessitem ser hospitalizados. Segundo as recomendações os casos descartados não serão contabilizados. Vale salientar ainda, que aqueles pacientes que apresentarem critérios leves, recebem o atendimento e são orientados quanto ao isolamento social em suas residências.

A Secretaria de Saúde está seguindo todas as orientações do Ministério de Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Pedimos à população que intensifique as medidas e ações de prevenção ao Coronavírus, a fim de impedir a disseminação da doença.

A Prefeitura do Município de Leme é responsável apenas pela coleta de amostras de casos suspeitos. As amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que é a referência do Governo do Estado de São Paulo, para análises e resultados de exames. Devido a grande demanda que o corre no Estado de São Paulo, os resultados estão demorando mais tempo para serem liberados.

Não saia de casa e evite locais com aglomeração de pessoas. Na rua você está exposto ao coronavírus. O isolamento social é o melhor método de combater a doença. Fique em casa, cuide de você, da sua família e de seus amigos. Você em casa, ajudará a combater o coronavírus e a evitar que pessoas morram.

Fique em casa, proteja-se!

Com o apoio de todos, o Brasil vai enfrentar e vencer o Covid-19.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE