Calendário Cultural para o mês de outubro

CULTURA E TURISMO
    16 de outubro de 2024

Eventos, oficinas e exposições são opções culturais para o mês de outubro

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta o calendário cultural para o o mês de outubro.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Leme traz eventos, oficinas e exposições para toda a população de Leme. São várias opções culturais e de lazer para aproveitar os finais de semana. 

 

Confira a programação abaixo:

 

EXPOSIÇÕES

 

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol

Data: Durante todo o mês de outubro, de segunda a sábado

Local: Museu Histórico Municipal “ Prof. Celso Zoega Táboas”

Horário: segunda a sexta-feira, das 09H às 17H

              sábado, das 09H às 12h

Público: Livre

Entrada Gratuita

A exposição apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979. Mesmo assim, elas driblaram as dificuldades para manter viva a prática do esporte, que hoje pode ser um sonho profissional de mulheres e meninas das gerações atuais. Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a exposição já passou por Araraquara, São José dos Campos e Santos e agora está em Leme.

 

História Natural de Leme

Data: Durante todo o mês de outubro, de segunda a sábado

Local: Museu Histórico Municipal “ Prof. Celso Zoega Táboas”

Horário: segunda a sexta-feira, das 09H às 17H

              sábado, das 09H às 12h

Público: Livre

Entrada Gratuita

Esta exposição tem como roteiro a surpreendente sequência de acontecimentos em diferentes ambientes naturais que se sucederam durante a formação dos terrenos do município de Leme, ao longo de milhões de anos, abrangendo desde a Era Paleozoica até os ecossistemas recentes de Mata Atlântica e de Cerrado encontrados na época da ocupação econômica da região. Para isso, a exposição conta com amostras de fósseis e rochas lemenses, bem como painéis com ricas ilustrações que reconstituem as formas de vida pré-históricas que viveram em Leme nos diversos ambientes naturais que aconteceram na localidade. Venha ver as novidades desta exposição.

 

Mãos Que Fazem

Data: até o dia 01 de novembro

Local: Hall do Paço Municipal - Prefeitura do Município de Leme

Horário: segunda a sexta-feira, das 08H às 16H

Público: Livre

Entrada Gratuita

Esta mostra tem como objetivo apresentar os trabalhos manuais que os alunos dos projetos e escolas da Sociedade Beneficente Santa Maria Madalena Postel produziram ao longo de seus cursos e oferecer a população local a oportunidade de aprender algo novo e lucrativo. O projeto “Mãos Que Fazem” trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

AÇÃO CULTURAL

 

Pintando o Mês das Crianças

Data: Durante todo o mês de outubro, de segunda a quinta-feira

Local: Biblioteca Pública Municipal “Profª. Carolina de Moura Hildebrand”

Horário: das 8H às 11H

              das 13H às 15H

Público: Livre

Durante todo mês de Outubro estará disponível na sala infantil desenhos relacionados ao tema de Dia das Crianças e também relacionados ao tema Halloween para as crianças colorirem na própria biblioteca ou levarem para casa.

 

EVENTO

 

27º Encontro Nacional de Motociclistas

Data: 18, 19 e 20 de outubro; sexta-feira, sábado e domingo

Local: Parque de Exposições “Orlando Arrais Seródio Filho”

Horário: Sexta: a partir das 19H

              Sábado: a partir das 15H

              Domingo: a partir das 11H

Público: Livre

Entrada: 1Kg de alimento não perecível

O tradicional encontro de motociclistas, conta com praça de alimentação, espaço para expositores, área de camping, shows musicais e muito entretenimento para toda a família.

 

OFICINA CULTURAL

 

Ponto MIS - Como é o Roteiro de um Game?

Data: 22 de outubro, terça-feira

Local: Salão Cultural, Prefeitura do Município de Leme

Horário: das 08H às 12H

Público: Livre

Participação Gratuita

A atividade tem como propósito apresentar os principais fundamentos da escrita de roteiros para peças audiovisuais interativas, com foco no universo dos jogos digitais. Será abordado de como   a jogabilidade – isto é, a mecânica – de um game alia-se aos elementos estruturantes de uma narrativa, fornecendo ao público conceitos e ferramentas que o auxiliarão no processo de "videoescritura" de seus próprios projetos. A proposta é, ainda, identificar as práticas de storytelling em voga na indústria dos jogos digitais, bem como as potencialidades e limitações específicas de diferentes gêneros e formatos de games, fazendo com que os participantes se sintam aptos a distinguir, comparar e se aventurar na elaboração de roteiros para diferentes estilos de narrativas interativas.

 

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 5º andar - Centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1126.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar