Campanha de Combate e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa - 15 de Junho

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    31 de maio de 2023

A data serve para alertar sobre a importância de denunciar os crimes contra os idosos

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria da Saúde, informa sobre a realização do Junho Violeta.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas, em 2006, com o objetivo de reconhecer os idosos como sujeitos de direitos. O mês de junho ficou conhecido como Junho Violeta, tendo como objetivo de despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período.

Datas como essa servem para levantar o debate na sociedade como forma de alertar sobre a importância de denunciar os crimes contra os idosos. As famílias precisam se reorganizar e se empenhar no cultivo de atitudes que produzam a valorização da pessoa de terceira idade, indo além do contexto que remete às obrigações, percebendo que a velhice é uma via de mão dupla que alcançará todos nós e, sendo assim, fazer pelo outro é fazer por si. Nos casos de violência contra a pessoa idosa, o silêncio diante dos crimes, também é uma violência, e denunciar é tão fácil, basta ligar para o “Disque 100”, procurar o CREAS ou o Conselho do Idoso.

Confira a Programação alusiva à data.

DIA: 15/06/2023

Caminhada – Combate e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Local: Saída da Praça Dr. José De Queiroz em frente a E.E Prof. Maria Joaquina de Arruda, até a Praça Rui Barbosa, com diversas apresentações culturais.

DIA: 16/06/2023

Horário: 14H

Palestra: Violência contra a pessoa idosa, como posso identificar?  Quais direitos são violados? Como denunciar?

Local: Centro de Convivência do Idoso 2

Palestrante: Dr. Ellan Paixão

DIA: 19/06/2023

Horário: 09H

Evento de Mobilização – Chega de Violência contra a Pessoa Idosa!

Local: Praça Rui Barbosa – Av. 29 de Agosto - Centro

Prestação de Serviços, Apresentações Artísticas e Culturais e Apresentação da Rede de Proteção ao Idoso

DIA: 20/06/2023

Horário: 14H

Palestra: Violência contra a pessoa idosa, como atua a Rede de Proteção de Leme? Qual o Papel do Conselho Municipal do Idoso

Local: Centro de Convivência do Idoso 1

Palestrante: Josiane Cristina Francisco Pietro – Presidente do Conselho Municipal do Idoso

DIA: 21/06/2023

Horário: 14H

Palestra: Golpes aplicados contra a pessoa idosa na internet. Como identificar? O que fazer?

Local: Centro de Convivência do Idoso 1

Palestrante: Dr. Ellan Paixão

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada a Rua Coronel João Franco Mourão, 308 – Centro ou através do telefone 3573.6040, ou ainda no Conselho Municipal do Idoso, com sede na Rua Coronel João Franco Mourão, 264 – Centro, telefone 3571-9864.