Curso de formação dos novos guarda civis municipais tem início em Leme
Capacitação marca etapa final do concurso público e prepara novos agentes para atuação na segurança pública
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, deu início, no dia 15 de dezembro de 2025, ao Curso de Formação da Guarda Civil Municipal, etapa final do concurso público que permitirá a nomeação dos novos agentes aprovados.
O curso está sendo realizado nas instalações da UNIVESP – Polo Leme, localizada na antiga Escola de Comércio, espaço que passa a sediar a formação técnica e prática dos futuros servidores públicos da corporação.
Essa fase representa o último requisito para que os candidatos aprovados assumam oficialmente suas funções como Guardas Civis Municipais de 3ª Classe, reforçando o efetivo e ampliando a capacidade de atuação da segurança pública no município.
Formação técnica e preparação profissional
O curso de formação possui carga horária total de 800 horas, distribuídas da seguinte forma:
- 600 horas destinadas à formação específica de Guardas Civis Municipais;
- 200 horas voltadas à formação de Agentes de Trânsito.
A carga horária corresponde a aproximadamente quatro meses de capacitação, contemplando conteúdos teóricos e práticos essenciais para o exercício da função, com foco na atuação preventiva, no atendimento à população e no cumprimento das atribuições legais da Guarda Civil Municipal.
Fortalecimento da segurança pública
“Este curso representa uma etapa fundamental para a segurança pública de Leme. Estamos falando da formação de servidores que irão atuar diretamente em uma área muito cobrada pela população. O ingresso desses novos guardas civis municipais vai permitir o aumento do efetivo e, consequentemente, a ampliação das ações preventivas em toda a cidade”, destacou o Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, Alex Roberto Volpi, que ainda reforçou a importância e o papel dos alunos enquanto futuros servidores públicos.
Valorização da corporação
“Muitas vezes, as pessoas só percebem a importância da Guarda Civil Municipal quando precisam do seu trabalho ou quando sentem a falta desse serviço. A Guarda é uma instituição essencial para a cidade”, destacou o Vice-Prefeito Raul Augusto Nogueira, o Xuxu.
Nova etapa para o município
O início do curso de formação marca mais um passo no fortalecimento da segurança pública de Leme, consolidando os avanços já realizados nos últimos anos, como a modernização da estrutura, a ampliação de recursos e, agora, a recomposição do efetivo.
“A administração tem um apreço muito grande pela Guarda Civil Municipal e continuará investindo na corporação, tanto na valorização dos profissionais quanto na melhoria da estrutura de trabalho, porque acreditamos que segurança pública se faz com planejamento, investimento e servidores bem preparados”, completou Xuxu.
Com a conclusão da formação, os novos guardas civis municipais estarão aptos a atuar em diversas frentes, contribuindo para ações preventivas, patrulhamento comunitário e atendimento direto à população.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 925 Centro ou pelo telefone 3573-5310.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

Portal da transparência