Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase

02 de janeiro de 2024

Entendendo e cuidando da Hanseníase

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria da Saúde, informa sobre o Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase.

O que é?

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Sinais e sintomas:

· sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;

· manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

· áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;

· caroços e placas em qualquer local do corpo;

· diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Como se transmite?

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.

Como tratar?

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Como se prevenir?

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde)

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705, Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.