Junho Vermelho – Mês de conscientização para doação de Sangue

SAÚDE
    13 de junho de 2024

Campanha visa manter doações de sangue, que diminuem em época de frio

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre o Junho Vermelho – Mês de conscientização para doação de sangue.

 

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados e etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. A data de 14 de junho, foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem salvadores, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

 

Junho Vermelho

O Junho Vermelho foi instituído, em 2015, pelo Ministério da Saúde, para conscientizar da importância de manter as doações de sangue, mesmo nos meses mais frios, quando comumente caem as doações de sangue.

 

Doação de Sangue em Leme

A Secretaria da Saúde conta com a certificação “Amigos da Doação de Sangue”, recebida da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto/SP, que reconhece Leme como uma cidade comprometida com a cultura de Doação de Sangue.

Doar sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas. Com uma única doação – de 450 ml – o doador pode salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade de sangue é reposta em seu organismo em 24 horas. A doação é muito rápida, normalmente realizada em menos de uma hora e é muito segura, sem nenhum risco ao doador. É um pequeno gesto de solidariedade que pode fazer toda diferença. “Seja solidário. Doe sangue. Doe vida”.

 

CALENDÁRIO 2024 DE DOAÇÃO DE SANGUE

ETAPA 3: 19 de Junho

ETAPA 4: 14 de Agosto

ETAPA 5: 16 de Outubro

ETAPA 6: 11 de Dezembro

 

As doações em Leme, acontecem em parceria com a Faculdade Anhanguera que está localizada na Rua Waldemar Silenci, 340 – Cidade Jardim.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar