Maio Amarelo – mês de conscientização da redução de acidentes no Trânsito

SEGURANÇA PÚBLICA
    26 de abril de 2024

“Paz no trânsito começa por você”, tema de 2024, é um estímulo a levar o tema “PAZ” para todos os lugares

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, informa sobre o Movimento Mundial do Maio Amarelo – mês de conscientização da redução de acidentes no Trânsito.

O Movimento Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países signatários se comprometeram a reduzir a violência no trânsito em um percentual de 50% no período citado.

As ações foram prorrogadas por mais uma década pela ONU, fixando o período 2021-2030 como a segunda década para ações pela segurança no trânsito; e o Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para o novo período.

Paz no trânsito começa por você

Tema para o ano de 2024, “Paz no trânsito começa por você” busca estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes, gerando assim reflexões mais abrangentes, de que a busca pela paz está em todos os locais, em todas nossos atos e atitudes.

Dados apresentados pelo Ministério dos Transportes - Governo Federal:

Em 2023, no Brasil foram registrados 619.284 (seiscentos e dezenove mil, duzentos e oitenta e quatro) acidentes de trânsito com 1.051.166 ( um milhão, cinquenta e um mil, cento e sessenta e seis) feridos, 9.744 (nove mil, setecentos e quarenta e quatro) óbitos e 986.543 (novencentos e oitenta e seis mil, quinhentos e quarenta e três) veículos envolvidos.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 925 – Centro, ou através do telefone (19) 3573-5310.