Maio Laranja mobiliza Leme no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Campanha promove ações de conscientização, palestras e caminhada durante todo o mês de maio
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza ao longo do mês a campanha Maio Laranja — movimento nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa busca conscientizar, informar e mobilizar toda a sociedade sobre a importância da proteção da infância e adolescência, reforçando que o combate à violência sexual é responsabilidade de todos.
A campanha tem como marco o dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data faz referência ao Caso Araceli, ocorrido em 1973, em Vitória (ES), quando uma menina de apenas oito anos teve seus direitos brutalmente violados em um crime que chocou o país.
Em 2026, a mobilização nacional completa 26 anos, reforçando a necessidade permanente de conscientização, prevenção e denúncia.
Durante o mês, diversas atividades serão promovidas em diferentes pontos da cidade, envolvendo palestras, rodas de conversa, ações educativas e caminhada de conscientização.
Entre os destaques da programação está a Caminhada Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será realizada no dia 18 de maio, às 9h, com saída da Praça Dr. José de Queiroz, em frente à E.E. Profª Maria Joaquina de Arruda, seguindo até a Praça Rui Barbosa.
As ações também abordarão temas como identificação de sinais de abuso, proteção de crianças e adolescentes, autoconhecimento, escuta qualificada e fortalecimento da rede de proteção.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social reforça o convite para que famílias, escolas, instituições, igrejas, profissionais da rede de atendimento e toda a comunidade participem das atividades e se unam no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Confira a programação completa:
• 12/05 — 13h30
Centro de Referência da Criança – Bonsucesso
Tema: “Faça Bonito, chega de abuso e violência”, conhecendo nossos direitos.
Articuladores: Equipe CREAS — Felipe Miguel e Joyce
• 14/05 — 13h30
CRAS Palmeiras
Tema: “Faça Bonito, chega de abuso e violência”, conhecendo nossos direitos.
Articuladoras: Equipe CREAS — Flavia Devitte e Leila
• 18/05 — 9h
Caminhada Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Saída: Praça Dr. José de Queiroz até a Praça Rui Barbosa
• 19/05 — 9h
Anfiteatro Municipal
Tema: “Todos contra a Pedofilia”
Articuladora: Josanete Monteiro Gozzo - Ex Conselheira do CONDECA
• 19/05 — 13h30
Anfiteatro Municipal
Tema: Maio Laranja — Conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Articuladora: Mayara Meneghini
• 19/05 — 13h30
APAS
Tema: “Segredos do bem e segredos do mal”
Articuladores: Equipe CREAS
• 22/05 — 9h
Escola Sagrada Família Alto da Glória
Tema: Autoconhecimento como ferramenta de proteção
Articuladores: Equipe CREAS — Alex e Renan
• 26/05 — 13h30
CRA – Centro de Referência do Adolescente
Tema: “Escuta que protege, atitude que salva”
Articuladoras: Equipe CREAS — Denise e Beatriz
• 27/05 — 8h
Anfiteatro Municipal
Tema: Maio Laranja — Conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Articuladora: Mayara Meneghini
A campanha Maio Laranja reforça que proteger crianças e adolescentes é dever coletivo e que denunciar situações de violência é fundamental para interromper ciclos de abuso e garantir uma infância segura e protegida.
Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, nº 308 – Centro, ou no CREAS, situado na Rua Calogero Chinicci, nº 510 – Jardim Juana, além do WhatsApp (19) 3097-1055.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

Portal da transparência