Núcleo de Zoonoses realiza palestra educativa sobre combate à Dengue
Prefeitura de Leme, através do Núcleo de Zoonoses, ministra palestra para 400 colaboradores da Ilumi sobre prevenção à dengue
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa sobre a realização da palestra sobre cuidados e prevenção contra a Dengue, no último sábado, 11 de janeiro.
Aconteceu no último dia 11 de janeiro, sábado, na auditório da Faculdade Anhanguera, uma palestra sobre os cuidados e prevenção contra a Dengue, ministrada pelo Dr. José Ricardo de Mattos Varzone, veterinário chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde.
A palestra foi destinada aos colaboradores da empresa Ilumi, que procurou o Núcleo de Controle de Zoonoses para ministrar referida palestra. Estiveram presentes aproximadamente 400 colaboradores, além de gerentes e diretores da empresa.
“A Prefeitura está empenhada no combate à Dengue e, palestras como essa que realizamos, são de muita importância para a conscientização de todos. Precisamos que todos unam esforços para bloquearmos a proliferação do mosquito e consequente avanço da Dengue” ressaltou o Dr. Varzone.
Os principais pontos abordados na palestra foram:
Formas simples de evitar a dengue:
1. Eliminação de criadouros: evitar água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas e calhas.
2. Manter caixas d'água tampadas: certificar-se de que reservatórios de água estejam sempre bem vedados.
3. Descarte correto do lixo: não deixar resíduos expostos, evitando que se tornem locais de acúmulo de água.
4. Uso de repelentes: especialmente em áreas com alta incidência de mosquitos.
5. Instalação de telas: colocar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
6. Manutenção de piscinas: manter a água devidamente tratada com cloro.
7. Limpeza regular: realizar a limpeza de quintais e áreas externas regularmente, removendo objetos que possam acumular água.
Sintomas da dengue:
1. Febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto.
2. Dores intensas nas articulações e músculos.
3. Dor atrás dos olhos.
4. Dor de cabeça.
5. Manchas vermelhas na pele.
6. Náuseas e vômitos.
7. Cansaço extremo.
8. Sangramentos leves (como no nariz ou gengivas).
“Estamos disponíveis para qualquer empresa que tiver interesse em ajudar na conscientização e prevenção à Dengue, podem procurar-nos no Núcleo de Zoonoses que verificaremos as melhores datas e locais para realizarmos a palestra”, concluiu Dr. Varzone.
Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3097-1019.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME