Orientações nutricionais em caso de Dengue

21 de março de 2024

Hidratação é fundamental, mas também não podemos descuidar da alimentação

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde informa e orienta sobre cuidados com alimentação em caso de dengue.

Com o aumento dos casos de dengue em todo o país, é importante não apenas tratar a doença, mas também adotar uma alimentação adequada para ajudar a recuperação e fortalecer o sistema imunológico dos pacientes. A Secretaria de Saúde passa algumas orientações nutricionais essenciais e importantes para aqueles diagnosticados com dengue:

Alimentos e Bebidas Aconselhados:

Frutas e Vegetais Frescos: Consuma uma variedade de frutas e vegetais frescos, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e promover a recuperação.

Alimentos Ricos em Proteínas: Inclua fontes saudáveis de proteína em sua dieta, como peixes, aves, ovos e leguminosas, para ajudar na reparação e regeneração dos tecidos.

Grãos Integrais: Opte por grãos integrais, como arroz integral, quinoa, aveia e pão integral, que fornecem energia de liberação lenta e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Hidratação Adequada: Beba bastante água e líquidos, como água de coco, chá de ervas e sucos naturais, para prevenir a desidratação e ajudar na eliminação de toxinas do corpo.

Refeições Leves e Frequentes: Faça refeições leves e frequentes ao longo do dia para facilitar a digestão e evitar sobrecarregar o sistema digestivo.

Alimentos e Bebidas Não Aconselhados:

Alimentos Gordurosos e Frituras: Evite alimentos ricos em gordura, como frituras e alimentos processados, pois eles podem ser difíceis de digerir e podem piorar os sintomas gastrointestinais.

Alimentos Ácidos: Limite o consumo de alimentos ácidos, como frutas cítricas e tomates, que podem irritar o estômago e aumentar o desconforto gastrointestinal.

Bebidas Alcoólicas e Cafeinadas: Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois elas podem causar desidratação e piorar os sintomas da doença.

Alimentos Picantes e Condimentados: Reduza o consumo de alimentos picantes e condimentados, pois eles podem irritar o estômago e aumentar o desconforto digestivo.

Seguindo estas orientações nutricionais, os pacientes diagnosticados com dengue podem se recuperar mais rapidamente e ajudam a enfrentarem os sintomas da doença com menos desconforto.

Aliadas às orientações sobre alimentação, recomenda-se também que os pacientes com dengue mantenham:

Monitoramento Médico: A supervisão médica é importantíssima para avaliar a progressão da doença e receitar medicações apropriadas.

Não façam automedicação: medicamentos só devem ser utilizados com orientação médica.

Repouso Adequado: Repouso para auxiliar na recuperação e evitar complicações.

Números de Dengue no Município:

Em relação aos casos de Dengue na cidade, conforme dados no portal do governo estadual (https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/) temos os seguintes números até o dia 20 de março.

Casos Notificados: 1056

Casos Positivos: 428

Casos Descartados (negativos): 358

Aguardando Resultado de Exame: 270

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.