Prefeitura convoca 15 novos Guardas Civis Municipais
Após mais de duas décadas sem novos agentes, regulamentação do curso de formação permite avanço do concurso público e marca uma nova etapa para o fortalecimento da segurança pública no município.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, informa que foi publicado, na Imprensa Oficial do Município nº 3.871 – suplemento, de 07 de novembro de 2025, o DECRETO Nº 8.904, de 07 de novembro de 2025, que “Dispõe sobre o Regulamento Interno para o Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Leme”.
O decreto estabelece diretrizes administrativas, disciplinares e operacionais que orientarão a formação dos novos guardas civis municipais.
Com a publicação do Decreto, o concurso público da Guarda Civil Municipal avança para uma de suas etapas mais importantes: a convocação dos candidatos aprovados para início da Escola de Formação, marcando o encerramento de um período de mais de duas décadas sem a formação de novos agentes.
“A publicação do decreto e a convocação dos candidatos aprovados é resultado de um esforço contínuo para fortalecer a estrutura operacional da Guarda Civil Municipal”. ressaltou o Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, Alex Volpi.
Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura promoveu uma série de melhorias na corporação, incluindo:
- Implantação do Centro Integrado de Monitoramento, ampliando a capacidade de vigilância eletrônica da cidade;
- Renovação e expansão da frota de viaturas;
- Modernização da infraestrutura de trabalho e dos equipamentos operacionais.
Com a convocação dos futuros guardas e o início da formação, abre-se uma nova etapa para a segurança pública municipal. A previsão é de que, entre 90 e 120 dias, os novos agentes estejam aptos a atuar nas ruas, reforçando as rondas, o patrulhamento comunitário e ações preventivas em toda a cidade.
A Secretaria destaca que a chegada dos novos servidores ampliará a capacidade de resposta da corporação, elevando o nível de proteção e atendimento aos cidadãos, além de contribuir para políticas públicas mais integradas de segurança urbana.
“Reafirmamos nosso compromisso com a modernização da Guarda Civil Municipal e com a prestação de serviços de excelência à população. O Secretário Alex Volpi, guarda civil de carreira, atuou intensamente para orientar o andamento do processo, contribuindo tecnicamente em todas as fases, desde os trâmites administrativos até a elaboração do regulamento” destacou o Prefeito Claudemir Borges.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 925 Centro ou pelo telefone3573-5310.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

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