Prefeitura convoca 15 novos Guardas Civis Municipais

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    07 de novembro de 2025

Após mais de duas décadas sem novos agentes, regulamentação do curso de formação permite avanço do concurso público e marca uma nova etapa para o fortalecimento da segurança pública no município.

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, informa que foi publicado, na Imprensa Oficial do Município nº 3.871 – suplemento, de 07 de novembro de 2025, o DECRETO Nº 8.904, de 07 de novembro de 2025, que “Dispõe sobre o Regulamento Interno para o Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Leme”.

O decreto estabelece diretrizes administrativas, disciplinares e operacionais que orientarão a formação dos novos guardas civis municipais.

Com a publicação do Decreto, o concurso público da Guarda Civil Municipal avança para uma de suas etapas mais importantes: a convocação dos candidatos aprovados para início da Escola de Formação, marcando o encerramento de um período de mais de duas décadas sem a formação de novos agentes.

“A publicação do decreto e a convocação dos candidatos aprovados é resultado de um esforço contínuo para fortalecer a estrutura operacional da Guarda Civil Municipal”. ressaltou o Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, Alex Volpi. 

 

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura promoveu uma série de melhorias na corporação, incluindo:

- Implantação do Centro Integrado de Monitoramento, ampliando a capacidade de vigilância eletrônica da cidade;

- Renovação e expansão da frota de viaturas;

- Modernização da infraestrutura de trabalho e dos equipamentos operacionais.

 

Com a convocação dos futuros guardas e o início da formação, abre-se uma nova etapa para a segurança pública municipal. A previsão é de que, entre 90 e 120 dias, os novos agentes estejam aptos a atuar nas ruas, reforçando as rondas, o patrulhamento comunitário e ações preventivas em toda a cidade.

A Secretaria destaca que a chegada dos novos servidores ampliará a capacidade de resposta da corporação, elevando o nível de proteção e atendimento aos cidadãos, além de contribuir para políticas públicas mais integradas de segurança urbana.

“Reafirmamos nosso compromisso com a modernização da Guarda Civil Municipal e com a prestação de serviços de excelência à população. O Secretário Alex Volpi, guarda civil de carreira, atuou intensamente para orientar o andamento do processo, contribuindo tecnicamente em todas as fases, desde os trâmites administrativos até a elaboração do regulamento” destacou o Prefeito Claudemir Borges.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 925 Centro ou pelo telefone3573-5310.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

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