Prefeitura de Leme celebra um ano do Programa Comunitário de Formação Profissional
Parcerias com SENAI, SEBRAE e SENAC já qualificaram, gratuitamente, mais de 200 lemenses
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o SENAI, SEBRAE e SENAC, celebra os resultados do primeiro ano do Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP – Leme).
Nesse período, 208 pessoas foram formadas em cursos gratuitos de qualificação profissional, com foco em formação técnica, empreendedorismo e geração de renda. O programa marcou também o início das atividades de uma nova gestão da parceria com SENAI em Leme, fortalecendo a oferta de oportunidades para trabalhadores e empreendedores locais.
Resultados alcançados
Entre agosto de 2024 e setembro de 2025, foram promovidos cursos em diferentes áreas de atuação, beneficiando centenas de lemenses:
SENAI (2024 e 2025): Auxiliar de Almoxarife, Pintor Imobiliário, Administração da Manutenção, Modelagem de Camisa Sob Medida, Mecânico e Costureiro de Máquina Reta e Overloque, Técnicas para Pintura Predial, Pacote Office e Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico – totalizando 144 formados.
SEBRAE/SENAC (2025): Fotografia com Celular para Gastronomia, Formalização do Negócio, Técnicas de Esmaltação em Gel e Turbine seu Negócio – 64 formados.
Somados, os cursos resultaram em 208 profissionais qualificados. Caso fossem realizados de forma particular, representariam um investimento estimado em mais de R$ 312 mil em capacitação gratuita para a população.
“Ainda esse ano, decorrente da parceria com o SENAI-SP, estamos realizando a capacitação de 80 líderes para o grupo de empresas Infibra, Top Telha, Permatex, Massa Da Roz, Pluzie e Farmácia Vitalis. Nossa meta é, para 2026, conseguirmos qualificação técnico-profissional para mais de 1.000 pessoas”, destacou o Secretário de Indústria e Comércio, Rodrigo Castilho.
Destaca-se que, os cursos de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico e Pacote Office, são demandas solicitadas pelas empresas de Leme e que foram custeados pela Secretaria de Indústria e Comércio. O novo curso, que está sendo oferecido, Técnicas de Manutenção Mecânica Industrial, também é uma solicitação de empresas, sendo custeado pela Secretaria de Indústria e Comércio
Próximos passos
Até dezembro de 2025, já estão em andamento 140 novas vagas, distribuídas em cursos como Auxiliar Administrativo, Cuidador de Idosos, Técnicas de Costura, Confecção de Bijuterias, Reparos de Pintura em Edificações e Manutenção da Mecânica Industrial.
“Com todos esses resultados e empenho constante no qual estamos trabalhando, muito em breve, deixaremos de ser um Programa Comunitário de Formação e passaremos a ser um Centro de Formação Profissional. As novas parcerias com SENAC, SEBRAE e Qualifica São Paulo, já são realidades que trarão benefícios para os cidadãos e também as empresas”, conclui o Secretário, Rodrigo Castilho.
Impacto social e econômico
O programa tem ampliado as oportunidades de emprego, geração de renda e fortalecimento do empreendedorismo em Leme, preparando os cidadãos para as demandas do mercado de trabalho e incentivando a economia local.
Compromisso com o futuro
Todos os cursos oferecidos são ministrados por profissionais capacitados e treinados pelas parceiras, com conteúdos atuais e aulas práticas. Os certificados obtidos nos cursos oferecidos pelo Programa Comunitário, são reconhecidos em qualquer empresa ou indústria, em todo o território nacional.
“O PCFP – Leme completa um ano com resultados expressivos, formando cidadãos, qualificando profissionais e fortalecendo o desenvolvimento econômico local. A parceria entre Prefeitura de Leme, SENAI, SEBRAE e SENAC demonstra que investir em educação profissional é investir no futuro da nossa cidade”, destacou o assessor de Governo, Rodrigo Ramalho.
“O Programa Comunitário de Formação Profissional, também está aberto para parcerias diretas com as empresas, como a que aconteceu com a empresa lemense Decorlit, que utilizou o espaço, em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, para a realização de palestras onde foi abordado a utilização do Steel Frame” destacou o Presidente do SindLeme, Marco Antônio de Almeida.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Indústria e Comércio, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 2º - Centro ou pelo telefone 3097-1000, ou diretamente na Sede do Programa Comunitário de Formação Profissional, localizado na Avenida Joaquim Lopes Aguila, 1965 - Jardim Universitário ou pelos telefones (19) 2666-0956 e (19) 999703128.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME