Prefeitura de Leme promove programação especial do Agosto Verde para fortalecer ações voltadas à Primeira Infância

MEIO AMBIENTE
EDUCAÇÃO
SAÚDE
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    05 de agosto de 2026

Ações serão realizadas entre os dias 8 e 27 de agosto e envolverão palestras, atividades recreativas, mobilização social e integração entre diferentes políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Esportes, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Programa Criança Feliz, realiza, entre os dias 8 e 27 de agosto, a programação do Agosto Verde – Mês da Primeira Infância.

A iniciativa reúne palestras, atividades lúdicas e recreativas, momentos de integração com as famílias, ações de mobilização da sociedade e também atividades do Agosto Dourado, campanha dedicada à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, reconhecido como um cuidado essencial para o desenvolvimento saudável das crianças nos primeiros anos de vida.

Instituído pela Lei Federal nº 14.617, de 10 de julho de 2023, o Mês da Primeira Infância passou a integrar o calendário oficial de ações do país com o objetivo de promover o amplo conhecimento sobre a importância dessa fase da vida junto às famílias, à sociedade e aos órgãos públicos. A legislação incentiva a realização de ações integradas entre os municípios, estados e União para fortalecer políticas públicas destinadas às crianças na primeira infância e às suas famílias.

Os primeiros seis anos de vida são considerados fundamentais para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. Estudos e políticas públicas do Governo Federal apontam que os estímulos, os vínculos afetivos, a alimentação adequada, o brincar, o acesso à educação, à saúde e à proteção integral nessa fase exercem influência direta no desenvolvimento ao longo de toda a vida.

Em Leme, uma das principais ferramentas voltadas ao atendimento das famílias é o Programa Criança Feliz, implantado em 2018. Desenvolvido por meio de visitas domiciliares, o programa busca promover o desenvolvimento infantil na primeira infância, fortalecer os vínculos familiares e apoiar gestantes e famílias na preparação para o nascimento e nos cuidados com as crianças, contribuindo para o desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida.

A programação do Agosto Verde contempla atividades voltadas à conscientização, ao fortalecimento das políticas públicas e à participação das famílias.

 

Programação

 

08 de agosto (sábado)

9h – Praça Rui Barbosa

Mobilização sobre a importância da Primeira Infância e Agosto Dourado, com brinquedos infláveis, brincadeiras e passeio de trenzinho.

 

11 de agosto (terça-feira)

14h – ACIL

Seminário "Cuidar, Brincar e Proteger: O Compromisso com o Desenvolvimento Infantil".

Palestrantes: equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.

 

12 de agosto (quarta-feira)

8h – ACIL

II Fórum da Primeira Infância

Tema: A intersetorialidade como compromisso real com a infância.

Palestrante: Thiago Ferrari, coordenador da Primeira Infância do Município de Campinas.

 

13 de agosto (quinta-feira)

14h – CRAS Primavera

Musicoterapia na Primeira Infância.

Palestrante: Cristiane Missão.

 

18 de agosto (terça-feira)

9h – CRAS Palmeiras

Palestra: "O sucesso da amamentação não depende somente da mulher que amamenta, e sim de toda rede de apoio."

Palestrante: Catimila Nakada.

 

18 de agosto (terça-feira)

18h – EMEB Viviane de Cássia Marchi

Palestra: "Papai Tá Aqui: A importância da presença paterna na Primeira Infância."

Palestrante: Alex Paulon.

 

19 de agosto (quarta-feira)

9h – PSF Empyreo

Palestra: "Cem primeiros dias de vida: um compromisso com a primeira infância."

Palestrante: Emília Helena Moisés dos Santos.

 

27 de agosto (quinta-feira)

9h – Paço Municipal

Posse do Comitê das Crianças.

 

A realização do Agosto Verde reforça o compromisso da Prefeitura de Leme com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância, promovendo ações integradas entre diferentes áreas da administração municipal e incentivando a participação das famílias na construção de um ambiente seguro, acolhedor e favorável ao desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Coronel João Franco Mourão, 308 - Centro, ou pelo telefone 3097-1068.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

ADMINISTRAÇÃO MAIS PROGRESSO

clique na foto para ampliar