Prefeitura Municipal promove formação de Libras para toda a Rede Municipal de Ensino
Formação envolve todos os profissionais da rede municipal de ensino contribuindo para ampliar a acessibilidade nas escolas
A Prefeitura Municipal de Leme, por meio da Secretaria de Educação, informa sobre a formação em Libras destinada a todos os profissionais da rede municipal de ensino. A iniciativa foi realizada em referência ao Setembro Azul, período marcado pela valorização da comunidade surda, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da luta por direitos e inclusão.
O curso, intitulado “A inclusão da criança surda nas escolas”, é ministrado pela professora especialista e intérprete de Libras, Rachel Lopes da Cunha Bettini, que possui vasta experiência na área e atua na Sala de Recursos do município. A formação envolve diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores, professores articuladores de escola de tempo integral, monitores, inspetores de alunos, merendeiros, agentes de serviços públicos, agentes administrativos e escriturários, garantindo que todos os setores da educação municipal estejam engajados no processo de inclusão.
O Setembro Azul tem origem em um símbolo de resistência: durante o nazismo, pessoas com deficiência eram marcadas com uma faixa azul. Esse estigma foi ressignificado pela comunidade surda, transformando-se em um símbolo de identidade e orgulho. O mês também reúne importantes datas comemorativas:
- 23 de setembro: Comemora o Dia Internacional das Línguas de Sinais, instituído pela ONU em homenagem à fundação da Federação Mundial dos Surdos (WFD);
- 26 de setembro: Celebra o Dia Nacional do Surdo, instituído no Brasil pela Lei nº 11.796/2008. Esta data marca a fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857;
- 30 de setembro: O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo no último domingo do mês de Setembro de cada ano, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo.
“Aprender Libras é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva, pois possibilita a comunicação, o acesso à informação e a valorização da comunidade surda, que representa uma parcela significativa da população brasileira. Além disso, a aprendizagem de Libras contribui para o desenvolvimento cognitivo, amplia oportunidades profissionais e melhora as habilidades de comunicação interpessoal” destaca a Secretária de Educação, Roberta Cristina Borges.
O bilinguismo na comunidade surda reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua materna (L1) e o português como segunda língua (L2), assegurando que o indivíduo se desenvolva em sua própria língua natural e também na língua majoritária do país.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone (19) 3097-1000 ou 2666-0955.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

Portal da transparência