Saúde materna em Leme melhora no Ranking de Competitividade de 2024
Atendimento pré-natal em Leme fica em 14º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2024
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa sobre a classificação do atendimento pré-natal em Leme em 2024.
Divulgado na primeira semana de fevereiro de 2025, o Ranking de Competitividade dos Municípios, apresentou bons resultados na saúde em Leme.
O atendimento pré-natal na rede de saúde pública ficou na 14ª posição nacional, com uma melhora de 7 posições em relação a 2023, quando ocupou a 21ª posição.
Em Leme, o atendimento pré-natal tem início com a confirmação da gravidez e estende-se até o nascimento do bebê, quando é feita a comunicação do nascimento para a unidade de saúde responsável, para que sejam realizados os cuidados de puericultura no bebê e o puerpério na gestante.
Durante todo o período do pré-natal, a gestante passa por consultas que podem ser mensais, quinzenais ou semanais, dependendo do tempo gestacional ou da necessidade observada pela equipe da unidade de saúde. Os acompanhamentos incluem a solicitação de exames de sangue, ultrassom e outros exames que forem necessários, quando observado pela equipe de acompanhamento das unidades de saúde. Há também acompanhamento odontológico e verificação das vacinas em dia. Todo o acompanhamento é registrado na carteira da gestante, que deve sempre estar com ela em todas as situações.
Além disso, durante todo o período do atendimento pré-natal, nas unidades de saúde, existem os grupos de gestantes, onde são realizadas rodas de conversas para orientações e esclarecimentos de dúvidas.
É importante destacar que os atendimentos na Casa da Mulher “Yolanda Penteado”, são destinados somente os casos onde há alterações, como diabetes e hipertensão, quando observadas pelas equipes das Unidades de Saúde. Os casos de gravidez de risco, detectados pelas equipes, também recebem os encaminhamentos necessários.
“Ficamos muito contentes em ter melhorado nossa posição no Ranking, no quesito “Atendimento Pré-Natal”, em relação ao ano de 2023. Essa melhora só foi conseguida graças aos esforços de todas as equipes envolvidas, seja nas Unidades de Saúde, na Casa da Mulher ou Secretaria de Saúde. Sem o comprometimento e consciência da importância de cada um, não teríamos conseguido melhorar”, salienta a Secretária de Saúde, Lisete Ganéo.
Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividade dos Municípios é elaborado pelo Centro de Liderança Pública que é uma organização suprapartidária que busca o engajamento da sociedade e desenvolvimento de líderes públicos, visando enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.
O ranking analisa o total de 404 (quatrocentos e quatro) municípios brasileiros com uma população superior a 80 (oitenta) mil habitantes, com base nos dados demográficos do censo IBGE 2022.
O ranking é composto por 65 (sessenta e cinco) indicadores, distribuídos em 13 (treze) categorias analisando 3 (três) dimensões (instituições, sociedade e economia).
(fonte:www.clp.org.br)
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada ou pelo telefone 3097-1010.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME