Secretaria de Educação inaugura Jardim Sensorial e placa dos ODS

30 de agosto de 2023

O espaço verde convida a uma experiência sensorial e à percepção do ambiente

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Educação, idealizou e construiu no espaço externo da Secretaria um Jardim Sensorial. Nesse espaço foram colocados bancos e plantas, uma fonte de água, e construído um percurso no chão com diferentes materiais.

O espaço recebeu materiais especiais que estimulam os sentidos. Para o olfato, foram utilizados vasos como: hortelã, lavanda, boldo, tomilho, alecrim e outros. Para o tato, na trilha construída no chão, estão materiais como: pedras, areia, cascalho e cascas de árvores. Dessa forma, espera-se que tanto crianças como adultos percorram o trajeto com os pés descalços e percebam as diferentes sensações por meio do contato, além dos bancos de madeiras dispostos debaixo do pergolado, para descanso e leitura. Como estímulo à audição, o som da água da fonte, dos pássaros e do balançar dos galhos das árvores. Por último e não menos importante, a visão, que é estimulada por todo o conjunto que este jardim possui, descrito anteriormente. Portanto, esta composição convida ao resgate das memórias afetivas e experiências sensoriais significativas.

No mesmo local, foi erguida a placa com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS. Próximo à entrada principal da Secretaria de Educação, destaca-se a placa reafirmando o compromisso global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais a Organização das Nações Unidas - ONU está contribuindo, a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil e que a Educação de Leme preconiza como objetivo maior para o ensino lemense.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Educação, localizada à Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou pelo telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO